Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Vómitos não são, afinal, de infecção urinária. Idosa tem um tumor

Idosa foi duas vezes à urgência do Hospital Amadora-Sintra com vómitos e teve alta com diagnóstico de infeção urinária. Na terceira ida às urgências, desta vez ao Hospital São Francisco Xavier, é que o tumor no esófago lhe foi diagnosticado. Amadora-Sintra já abriu inquérito interno.

Vómitos não são, afinal, de infecção urinária. Idosa tem um tumor
Notícias ao Minuto

15:11 - 31/12/17 por Filipa Matias Pereira

País Amadora

Ontem, o Notícias ao Minuto divulgou, em primeira mão, uma denúncia de um caso em que uma idosa estaria há 11 horas à espera para ser atendida no serviço de urgência do Hospital Amadora-Sinta, conhecido atualmente como Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE. 

Entretanto, essa informação viria a ser desmentida por fonte oficial da unidade hospitalar, que defendia que a espera para atendimento aos casos com pulseira amarela seria de 2h30.

O assunto volta agora a ser notícia pelo estado de saúde da idosa de 86 anos e pelo respetivo diagnóstico. Hoje, o Notícias ao Minuto recebeu novamente uma denúncia da família que está "profundamente indignada com o tratamento" do Hospital para com a doente.

Ora, recorde-se que a paciente deu entrada pela primeira vez nas urgências da referida unidade hospitalar na passada quarta-feira com vómitos que a impediam de se alimentar. "Qualquer alimento que a minha avó tentava ingerir, acabava por vomitar", explicou a neta Daniela Ribeiro.

A idosa acabaria por ter alta com o diagnóstico de infeção urinária, apesar de a família ter questionado a insistência das náuseas. 

Contudo, o quadro clínico da senhora não obtinha melhoras e esta foi mesmo levada novamente para o hospital na passada sexta-feira. Depois de atendida, o clínico do Amadora-Sintra reiterou o diagnóstico de infeção urinária. 

Ao final da tarde de ontem, a linha de Saúde 24 aconselhava a família a levar a idosa novamente às urgências. Mas "decidimos levá-la, desta vez, para o Hospital São Francisco Xavier, onde foi muito bem atendida", revela Sónia Ribeiro, também neta da idosa.

Depois de analisada pela "médica de serviço, mandaram-na fazer um TAC e perceberam que ela tem um tumor no esófago", acrescentou a familiar. 

A idosa passou a noite no Hospital de São Francisco Xavier e foi esta manhã de domingo transferida para o Hospital de Egas Moniz, onde se encontra internada no serviço de gastroenterologia para realização de meios complementares de diagnóstico. 

Contactada pelo Notícias ao Minuto, fonte oficial do Hospital Amadora-Sintra garantiu que irá ser aberto um inquérito interno para apurar as responsabilidades. 

O Notícias ao Minuto tentou igualmente contactar o Hospital de São Francisco Xavier, mas até ao momento ainda não obteve nenhuma reação. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório