Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Tempestade Bruno na origem de 225 ocorrências em Aveiro, Coimbra e Viseu

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou desde a tarde de terça-feira um total de 225 ocorrências, sobretudo quedas de árvores por causa do vento, e os distritos mais afetados são Coimbra, Aveiro e Viseu.

Tempestade Bruno na origem de 225 ocorrências em Aveiro, Coimbra e Viseu
Notícias ao Minuto

06:17 - 27/12/17 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Proteção Civil

Segundo disse à Lusa o comandante Miguel Oliveira, da ANPC, "desde as 15h00 de dia 26, que foi o início do estado alerta especial, até às 06h00 de hoje, tivemos no total 225 ocorrências, sendo que maioritariamente temos quedas de árvores", com 81 casos.

O balanço anterior, feito até às 0h00 desta terça-feira, dava conta de 149 ocorrências, tendo, entretanto, sido revisto em alta.

"Os distritos mais afetados, tal como já tinha vindo a acontecer durante o dia ontem [terça-feira], são Coimbra, Aveiro e Viseu", explicou.

O responsável acrescentou ainda que, além de quedas de árvores, foram também registadas quedas de pequenas estruturas e pequenas inundações. 

Agitação marítima mantém costa Norte em aviso laranja

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão sob aviso laranja até às 14h59 desta quarta-feira, por causa da agitação marítima, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, com previsão de ondas de noroeste que podem atingir uma altura máxima de 10 metros.

O estado do mar obrigou também a encerrar as barras nas capitanias dos portos de Caminha, Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Nazaré e Cascais, segundo a Marinha.

Estes avisos laranja por causa da agitação marítima vão passar progressivamente a amarelo (um nível abaixo), abrangendo também outros distritos até meio do dia de quinta-feira.

De acordo com o IPMA, estarão sob aviso amarelo por causa da agitação marítima os distritos de Faro e Beja (até às 03h59 de quinta-feira), Lisboa e Setúbal (até às 05h59) e Viana do Castelo, Porto, Leiria, Aveiro Coimbra e Braga (até às 11h59).

Ainda segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, para hoje em Portugal continental são esperados aguaceiros fracos, passando a períodos de chuva no Norte e Centro a partir do final da tarde e uma pequena subida da temperatura mínima, que hoje descerá até aos 3º na Guarda.

Já as temperaturas máximas vão variar entre os 9º em Bragança e Guarda, 10º em Vila Real e Viseu, 13º em Braga, 14º em Viana do Castelo, Porto e Coimbra, 15º em Leiria, 16º em Lisboa e Santarém e 18º em Faro.

Para as ilhas, o IPMA prevê nos Açores períodos de céu muito nublado com abertas e vento sudoeste moderado (20/30 km/h), tornando-se fresco (30/40 km/h) com rajadas até 55 km/h para a noite, e na Madeira céu com períodos de muita nebulosidade e vento fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante norte.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 14º em ponta Delgada e os 15 no Funchal e as máximas chegarão aos 19º em Ponta Delgada e 20º no Funchal.

[Notícia atualizada às 09h54]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório