A GNR de Braga resgatou, este sábado, quatro mulheres e um homem, entre os 22 e os 25 anos, com nacionalidades italiana e eslovena, que se haviam perdido no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Os jovens em causa “estavam a realizar um trilho, [e] desorientaram-se, tendo solicitado socorro à GNR, pelas 18h00, via contacto de emergência 112, não sabendo precisar a sua localização”.
Para o local seguiram três patrulhas que se deslocaram para a zona entre o parque das Termas do Gerês e o Miradouro da Boneca onde as mulheres alegadamente estariam.
“Nesta ação urgente de busca e resgate, devido ao cair da noite, aos difíceis acessos e às baixas temperaturas registadas naquele momento, cerca de 3ºC, foi fundamental a coordenação dos meios através da Sala de Situação do Comando Territorial de Braga, em que a operação foi orientada através das coordenadas GPS, enviadas pela aplicação Messenger, em tempo real, a partir do telemóvel de um dos jovens, o permitiu direcionar as patrulhas e localizar o grupo, uma hora após ter sido dado o alerta”, explicaram as autoridades em comunicado.
As mulheres e o homem acabaram por ser encontrados com “sinais de fadiga, sendo auxiliados e transportados para a Vila do Gerês, não necessitando de tratamento hospitalar”.