Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Já são 18 os doentes com legionella. Bactéria está na água do hospital

A diretora-geral de Saúde desdramatiza situação que, sublinha, é normal.

Já são 18 os doentes com legionella. Bactéria está na água do hospital
Notícias ao Minuto

18:15 - 04/11/17 por Patrícia Martins Carvalho

País Lisboa

O número de casos de pacientes com legionella no Hospital de São Francisco subiu de 15 para 17, segundo disse aos jornalistas em direto a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas. A 18ª vítima foi identificada num hospital privado cujo nome não foi divulgado.

Numa conferência de imprensa realizada ao final da tarde deste sábado, Graça Freitas precisou que no total são 18 os pacientes infetados com a bactéria cujo foco de origem está nos circuitos da água do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.

Segundo a responsável, dos 17 pacientes internados na unidade hospitalar pública um já teve alta. Dos 16 que continuam a ser acompanhados de perto pelas equipas médicas, dois encontram-se nos cuidados intensivos.

Graça Freitas apelou a uma desdramatização da situação, uma vez que a legionella é uma "bactéria muito frequente na natureza", sendo que todos os anos, revelou, são registados em Portugal 200 casos de legionella.

Por essa razão, a diretora-geral de Saúde garante que "não se trata de um acontecimento extraordinário".

"Não é que não haja legionella nas nossas casas, a sorte é que estamos saudáveis. Mas num hospital as pessoas estão doentes, estão fragilizadas", referiu.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório