Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal na rota do tráfico de crianças africanas para países europeus

O SEF considerou hoje que Portugal está a ser testado como uma nova rota no tráfico de crianças africanas para outros países europeus, após terem sido detetados cinco menores no aeroporto de Lisboa este ano.

Portugal na rota do tráfico de crianças africanas para países europeus
Notícias ao Minuto

13:17 - 27/09/17 por Lusa

País SEF

Em declarações à agência Lusa, Edite Fernandes, da Unidade Antitráfico de Pessoas da Direção Central de Investigação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, adiantou que Portugal é utilizado como um país de trânsito numa "nova rota" de tráfico de crianças a operar a partir de África com destino a outros países europeus, nomeadamente França e Alemanha.

Segundo a mesma responsável, cinco menores, três deles com menos de cinco anos e dois entre os 14 e os 15 anos, foram detetados este ano no controlo de entrada na zona de fronteira externa do aeroporto de Lisboa com "documentos fraudulentos ou alheios".

Os menores, acompanhados por adultos que tinham passaporte e autorização de residência de um país europeu, eram do Senegal, Gana e Congo, países "que não têm qualquer tipo de relação histórica com Portugal", sublinhou a inspetora, adiantando que a maioria dos voos teve origem em Dacar.

"Não há indícios que apontam para ser uma rede, estes casos são todos isolados, mas a rota está a ser explorada, neste momento, pelas organizações criminosas que operam a partir de África com destino à Europa", afirmou.

Edite Fernandes esclareceu que os cinco casos detetados este ano nada têm a ver com as crianças de origem angolana que viajaram sozinhos para Portugal em 2014 e 2015. ´

"A diferença é que na maioria dos casos das crianças angolanas nós conseguimos perceber o motivo da viagem, vinham ter com a família. Nos casos deste ano, à exceção de uma criança, nós não conseguimos sequer saber quem são os pais, qual o verdadeiro nome da criança", disse, acrescentando que os menores viajavam com uma identidade falsa.

A inspetora explicou ainda que os adultos foram detidos e as crianças acolhidas no âmbito da rede de apoio e proteção às vítimas de crime, estando os cinco menores em instituições em Portugal e a cargo do Tribunal de Família e Menores, além de terem um projeto de vida e estarem na escola.

A notícia de que Portugal está a ser utilizado como placa giratória para uma rede transnacional de tráfico de crianças da África subsariana foi hoje avançada pelo Diário de Notícias, depois de o SEF ter anunciado, na terça-feira, a detenção, no aeroporto de Lisboa, de um cidadão estrangeiro por indícios de tráfico de pessoas, auxílio à imigração ilegal e uso de documento de identificação ou de viagem alheio.

O homem, de 35 anos, foi intercetado pelo SEF no controlo de fronteira, realizado à chegada de um voo proveniente de Dacar, Senegal, e viajava com uma criança que disse ser sua filha e que apresentava um documento alheio, tendo França como destino final.

O Relatório Anual de Segurança Interna de 2016 dava também conta que, no ano passado, foram detetadas situações em que Portugal é presumivelmente utilizado como país de trânsito, em que as vítimas são adolescente de 16 anos oriundas de África.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório