A polícia francesa fez a primeira detenção no caso do desaparecimento da menina lusodescendente, Maëlys de Araújo, de apenas 9 anos. De acordo com a AFP, as autoridades detiveram na manhã desta quinta-feira um homem de 34 anos, que se terá ausentado da festa do casamento por volta da altura em que a menina desapareceu.
As contradições nas declarações deste suspeito, nomeadamente quanto à cronologia das suas ações entre sábado à noite e a madrugada de domingo, levaram a polícia a querer interrogá-lo.
A promotora Dietlin Baudoin confirmou a colocação sob custódia deste homem mas afirmou que ainda era cedo para "tirar conclusões precipitadas".
"Esta custódia tem como objetivo esclarecer o cronograma desta pessoa que esteve ausente da noite em slots que podem corresponder ao desaparecimento da menina", disse a promotora.
Ao mesmo tempo, as autoridades aumentaram a área de buscas para oeste e para sul da localidade de Pont-de-Beauvoisin, em Isère, onde decorria a festa de casamento, durante a qual Maëlys desapareceu.
Prosseguem as operações de controlo nas estradas mais próximas de Pont-de-Beauvoisin e na floresta em redor do recinto onde se realizou a festa de casamento.
Ms on se montre prudent sur cette audition. "Il ne faut pas s'emballer, il s'agit d'éclaircir certains points", dit une source
— Maud Vallereau (@maudvallereau) 31 de agosto de 2017
#Isère #Maëlys Poursuite des investigations pour retrouver le moindre indice. En cas d'informations contactez 04.76.37.00.17 pic.twitter.com/jN78tsH2gH
— GendarmerieNationale (@Gendarmerie) 30 de agosto de 2017
Segundo fonte da secretaria de Estado das Comunidades, o caso de Maëlys de Araújo, que é lusodescendente e possui apenas nacionalidade francesa, está a ser acompanhado pelo consulado de Portugal em Lyon, que já conversou com a família para oferecer o apoio necessário.
A procuradora de Bourgoin-Jallieu, sudeste de França, anunciou na segunda-feira que abriu uma investigação de rapto após o desaparecimento da criança de origem portuguesa Maëlys de Araújo, na cidade de Pont-de-Beauvoisin.
A criança desapareceu na madrugada de domingo, durante uma festa de casamento em Pont-de-Beauvoisin, em Isère, região de Auvergne-Rhône-Alpes.
As autoridades informaram também que ocorriam mais duas festas nas proximidades do local em que estava a ser realizado a festa de casamento.
Os interrogatórios aos vários convidados da festa de casamento, mais de 200 pessoas, foram realizados pelas autoridades policiais.
A Gendarmerie Nationale, na sua conta na rede social Twitter, apelou aos cidadãos que avisem a polícia se tiverem informações sobre o caso de Maëlys de Araújo.
O caso está nas mãos do departamento de investigações de Grenoble, apoiado pela brigada de investigações de Tour-du-Pin e pela brigada territorial de Pont-de- Pont-de-Beauvoisin.