Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Vereadora do Sobral de Monte Agraço perde pelouros por baixa e férias

O presidente da Câmara de Sobral de Monte Agraço retirou os pelouros à vereadora da Educação, Ação Social e Juventude e assumiu-os, por a autarca estar desde maio de baixa e desde agosto de férias.

Vereadora do Sobral de Monte Agraço perde pelouros por baixa e férias
Notícias ao Minuto

15:44 - 25/08/17 por Lusa

País Autarquia

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara, José Alberto Quintino (CDU), confirmou que assumiu os três pelouros, justificando a decisão com o facto de a vereadora "se encontrar de baixa prolongada e sem conhecer quando regressaria", por um lado, e ter necessidade de "preparar o início do ano letivo e haver contratos para assinar", por outro lado.

"Ninguém lhe retirou quaisquer direitos, mas houve um interesse público superior", sublinhou.

Em declarações à Lusa, a vereadora Patrícia Vitorino (CDU) confirmou que esteve de baixa entre 17 de maio e 3 de agosto e que se encontra de férias, autorizadas pelo presidente, desde 4 de agosto e até 3 de setembro.

A vereadora optou por não tecer comentários, mas esclareceu que não houve contactos prévios e desconhecia essa intenção até 7 de agosto, data em que recebeu por email um despacho assinado pelo presidente a informá-la da decisão.

Sobre os contratos por assinar, Patrícia Vitorino esclareceu que, antes de entrar de baixa médica, já eram assinados pelo líder do executivo.

Na reunião de câmara pública de 7 de agosto, o presidente deu conhecimento ao executivo municipal de um despacho assinado nesse mesmo dia, em que revoga despachos de 2013 nos quais distribuiu à vereadora Patrícia Vitorino os pelouros da Educação, Ação Social e Juventude, que passou ele a assumir, por aquela se encontrar ausente da câmara, confirmaram à Lusa os vereadores Pedro Coelho dos Santos (PS) e Joaquim Biancard Cruz (PSD).

Por o assunto não estar incluído na agenda, os vereadores do PS e do PSD recusaram que o tema fosse introduzido na ordem de trabalhos e fosse discutido, sem o conhecimento prévio ou a presença da vereadora.

O vereador do PS, Pedro Coelho dos Santos, adiantou à Lusa que o despacho era acompanhado por um outro documento, em que era proposto ao executivo retirar o regime de tempo inteiro a Patrícia Vitorino, mas, face à posição assumida pela oposição, a proposta não foi discutida nem votada até agora pelo executivo.

Patrícia Vitorino, militante do PCP, é vereadora em regime de tempo inteiro há oito anos na Câmara de Sobral de Monte Agraço, no distrito de Lisboa.

Contactada pela Lusa, a distrital do PCP remeteu eventuais reações para a Câmara Municipal.

A vereadora não integra as listas da CDU à Câmara do Sobral de Monte Agraço às próximas eleições autárquicas, que se realizam a 1 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório