É inevitável. Agosto é mês de enchente nas praias portuguesas. Com milhares de pessoas diariamente junto à orla costeira, há comportamentos que devem ser evitados, por forma a não colocar a sua vida e a de outros em risco, avisa a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Assim, a AMN aconselha a evitar certos e determinados comportamentos na praia, tais como: 'acrobacias' na areia (saltos mortais, etc.); mergulhos em zonas rochosas ou em locais em que se desconhece a natureza do fundo e a profundidade; circular ou descer com ou sem pranchas em falésias ou arribas de areia; praticar desportos (Kitsurf, asa delta, etc.) nas proximidades de falésias, arribas ou formações rochosas e praticar Stand Up Paddle junto a zonas de banhistas.
Além disso, nota a autoridade, é aconselhável evitar brincadeiras típicas do ambiente de praia como enterrar pessoas na areia, uma brincadeira aparentemente inofensiva, mas que pode acabar em tragédia. "Recentemente, devido a uma brincadeira entre amigos, um adolescente esteve em perigo de vida, por ter sido enterrado na areia, na praia da Nazaré", lembra a AMN, através de um comunicado.