O fogo de Louriçal do Campo, que se estendeu ao Fundão, causou alguma preocupação por causa do vento que se fez sentir desde as 17h00/18h00 de terça-feira, que fez com que o incêndio começasse a “evoluir com alguma intensidade” com “várias projeções”, indicou ao Notícias ao Minuto a Autoridade Nacional de Proteção Civil.
De acordo com a mesma fonte, confirma-se a existência de várias habitações danificadas, não se sabendo ainda se parcialmente ou na totalidade.
É confirmada também a existência de um colégio entre os danos materiais resultantes do incêndio. Embora ainda não se saiba qual a dimensão dos estragos, um vídeo partilhado no Facebook por um residente local, Vítor Manuel Cunha, mostra a voracidade das chamas.
O Colégio de São Fiel, antigo colégio jesuíta, estava integrado no programa Revive, lançado pelos ministérios das Finanças, Cultura e Economia, que prevê a concessão a privados de imóveis históricos degradados para que sejam recuperados.
A ANPC confirma ainda existência de feridos, tanto civis como bombeiros, não podendo para já adiantar a gravidades dos ferimentos, informação que remete para um briefing que será feito pela porta-voz, Patrícia Gaspar, amanhã, quarta-feira, pela manhã.
Entretanto, o incêndio, que lavrava desde domingo, foi dado como dominado cerca das 07h00 desta quarta-feira, segundo informações disponíveis na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).