Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Quatro incêndios ativos no país. Fogo em Abrantes de grande complexidade

Quatro incêndios de grande dimensão mantém-se ativos em Portugal. O incêndio que lavra em Abrantes é o que mais preocupa as autoridades, por ser de especial complexidade.

Quatro incêndios ativos no país. Fogo em Abrantes de grande complexidade
Notícias ao Minuto

19:15 - 10/08/17 por Goreti Pera

País Proteção Civil

A Proteção Civil informou, há instantes, que estão ativos em Portugal Continental quatro incêndios de grande dimensão. As chamas lavram com intensidade em Abrantes, no distrito de Santarém, em Grândola, no distrito de Setúbal, e na Mealhada e Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra.

As chamas que ardem em Abrantes são as que geram maior preocupação. Segundo Patrícia Gaspar, adjunta de Operações da Autoridade Nacional da Proteção Civil, o fogo está a ser combatido por 663 operacionais e 8 meios aéreos.

Além disso, "encontram-se já no terreno um total de 112 militares, pertencentes a quatro pelotões de Rescaldo e Vigilância Pós-Incêndio, a 4 Destacamentos de Engenharia e às Equipas de Evacuação de Pessoal".

No concelho onde 12 habitantes já foram retirados das suas localidades, “os ventos muito inconstantes que tem provocado projeções a mais de 300 metros de distância”. São, por isso, “o grande fator de complexidade”.

O desafio mais sério no concelho de Abrantes é, segundo a responsável, conferir a proteção às pessoas, aldeias e pequenas povoações, algumas das quais já evacuadas. Para o local onde lavram as chamas foram mobilizados dois canadairs espanhóis, ao abrigo de um protocolo celebrado entre Portugal e Espanha.

Temperaturas sobem no fim de semana

Sobre as previsões da meteorologia para os próximos dias, Patrícia Gaspar adiantou que está “previsto um aumento da temperatura e ventos moderados a fortes, sobretudo nas terras altas (a atingir os 80km/h).

“O vento que vem de Espanha e que traz um ar mais seco não vai permitir a subida da humidade relativa no período noturno. É um fenómeno complexo que propicia o desenvolvimento de incêndios florestais de maiores dimensões”, explicou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório