Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 28º

Lançada reconversão de praça de touros de Viana em complexo desportivo

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, a abertura do concurso público para empreitada de reconversão da antiga praça de touros em campus desportivo, num investimento de 3,5 milhões de euros.

Lançada reconversão de praça de touros de Viana em complexo desportivo
Notícias ao Minuto

16:28 - 03/08/17 por Lusa

País Viana do Castelo

A decisão foi tomada em reunião ordinária do executivo municipal após a aprovação, também por unanimidade, do projeto de execução da futura 'Praça Viana'.

A obra de reconversão da antiga praça de touros, desativada há cerca de oito anos, desde que cidade se declarou antitouradas, está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), candidatado a fundos comunitários do Portugal 2020.

A intenção da autarquia passa por transformar a antiga arena, com uma área de 3.800 metros quadrados, e cerca de 65 metros de diâmetro, numa estrutura multifunções, que sirva o desporto e os jovens do concelho, apto para a prática de várias modalidades, em simultâneo, como ginástica, esgrima, patinagem artística e hóquei em patins e basquetebol.

A construção de uma pista de atletismo a dez metros de altura, com 200 metros de extensão e vista panorâmica é uma das valências do futuro 'campus' desportivo.

A pista "será coberta", permitindo a sua utilização "mesmo em condições climatéricas adversas".

A futura 'Praça Viana' será gerida pela Escola Desportiva de Viana (EDV), em regime de comodato, dotando a associação de condições adequadas para as inúmeras modalidades e para a formação dos jovens do concelho". A EDV, com 41 anos de existência, tem mais de 1.300 atletas.

O futuro complexo desportivo terá capacidade para receber, em simultâneo, várias modalidades, como voleibol, basquetebol, ginástica e contempla ainda uma zona a concessionar, destinada à prática de 'fitness'.

O primeiro andar do redondel está destinado à área de restauração, com espaços envidraçados, com vista para o rio Lima, ao museu da EDV. Trata-se de uma área "autónoma" que permite a circulação do público e o acesso às bancadas.

No último piso, igualmente envidraçado, será criada uma sala com 38 metros quadrados, reservada à modalidade de esgrima.

O projeto é da autoria do arquiteto Rui Cavaleiro, responsável pela requalificação realizada no parque da cidade, como o centro de remo e Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA).

A praça foi construída em 1948 e teve uma intensa atividade inicial mas, nos últimos anos, ficou reduzida a apenas um espetáculo anual, por altura da Romaria da Senhora d'Agonia, o que aconteceu pela última vez em agosto de 2008. Está encerrada desde 2009, quando Viana do Castelo se declarou cidade antitouradas.

Chegaram a ser avançadas várias hipóteses para aquele imóvel, como um centro de Ciência Viva, um Centro de Mar - entretanto instalado a bordo do antigo navio hospital Gil Eannes - e um espaço de restauração e atividades náuticas. Até agora não foi dada qualquer utilização pública ao equipamento que se encontra "bastante degradado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório