Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Novo exame de Português agendado para 2 de Julho

O ministro da Educação, Nuno Crato, anunciou ao início da tarde desta segunda-feira que no próximo dia 2 de Julho terá lugar um novo exame de Português, marcado para as 9h30. A decisão decorre da forte adesão à greve de hoje por parte dos professores, que comprometeu a possibilidade de os alunos do 12º ano se submeterem à prova.

Novo exame de Português agendado para 2 de Julho
Notícias ao Minuto

14:00 - 17/06/13 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Crato (act.)

O ministro da Educação, Nuno Crato, anunciou que os alunos que hoje não conseguiram realizar os exames de 12º ano o farão no próximo dia 2 de Julho.

“Os alunos que hoje não puderam realizar os exames irão faze-los no dia 2 de Julho às 9h30, já depois de terminados os restantes exames da primeira fase”, disse Nuno Crato.

O governante garantiu ainda que estão preparados enunciados com idêntico grau de dificuldade aos dos exames hoje realizados de Português.

Nuno Crato afirmou que a medida vai ao encontro das solicitações de pais, no sentido de não sobrecarregar mais o calendário da primeira fase.

Questionado sobre as questões da equidade entre os alunos que hoje realizaram o exame e o do próximo mês, o governante afirmou que está garantida a igualdade de condições, porque as provas nacionais são preparadas por equipa de profissionais e sorteados para serem aplicados “num momento preciso dentro de uma estrutura semelhante”.

“Não há qualquer problema quanto à equidade”, garantiu o ministro.

Saliente-se que cerca de 70% da população estudantil conseguiu, apesar da paralisação dos docentes, fazer hoje os exames, sendo que só aqueles que ficaram impedidos de os realizar terão de se submeter à nova prova.

"Mais 70% dos alunos do ensino secundário realizaram hoje o exame nacional de Português e 70% das escolas com provas marcadas realizaram-nas a 100%", assinalou Crato, de acordo com dados provisórios do júri nacional de exames.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório