Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Surto de sarampo: Irmã de jovem que morreu continua internada

Menina de 12 anos hospitalizada no Dona Estefânia por “precaução”. Novo boletim epidémico da doença será divulgado hoje.

Surto de sarampo: Irmã de jovem que morreu continua internada
Notícias ao Minuto

08:38 - 24/04/17 por Notícias Ao Minuto

País Carreira

A irmã da jovem que morreu na semana passada com sarampo está internada na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Dona Estefânia.

Francisco George, diretor-geral de Saúde, salvaguardou, porém, que a menina de 12 anos apenas “está internada como medida de precaução” e que “não inspira cuidados.” A paciente foi submetida a exames para determinar se está infetada com o vírus do sarampo, sendo que os resultados só deverão ser conhecidos hoje, de acordo com uma fonte do Hospital Dona Estefânia. Tal como a irmã que morreu, também esta menina de 12 anos não estará vacinada.

Francisco George adiantou também que “a situação de atividade epidemiológica da doença não tem alterações significativas”, mantendo-se os 21 casos de sarampo identificados em Portugal, 15 dos quais encontram-se sob investigação. Hoje será divulgado o novo boletim epidémico do sarampo.

A Direção-Geral de Saúde avançou ontem que 18 países europeus foram incluídos numa lista de regiões com transmissão endémica de sarampo, de acordo com informações transmitidas pelo Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças. Um número que aumentou face à última informação que tinha sido divulgada, e que apontava para 14 países. A Roménia continua a liderar esta lista com quase 4.800 casos confirmados e que já resultaram em 21 mortes.

Apesar de não estar entre os países com maior incidência desta doença contagiosa, Portugal registou mais casos de sarampo desde o início do ano do que na última década. Segundo vários relatórios sobre doenças de declaração obrigatória, entre 2006 e 2014 tinham-se registado 19 casos de sarampo no país, praticamente todos importados. Desde janeiro deste ano já foram notificados 23 casos de sarampo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório