Surto de sarampo: Irmã de jovem que morreu continua internada

Menina de 12 anos hospitalizada no Dona Estefânia por “precaução”. Novo boletim epidémico da doença será divulgado hoje.

hospital, corredor, quartos

© PixaBay

Notícias Ao Minuto
24/04/2017 08:38 ‧ 24/04/2017 por Notícias Ao Minuto

País

Carreira

A irmã da jovem que morreu na semana passada com sarampo está internada na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Dona Estefânia.

Francisco George, diretor-geral de Saúde, salvaguardou, porém, que a menina de 12 anos apenas “está internada como medida de precaução” e que “não inspira cuidados.” A paciente foi submetida a exames para determinar se está infetada com o vírus do sarampo, sendo que os resultados só deverão ser conhecidos hoje, de acordo com uma fonte do Hospital Dona Estefânia. Tal como a irmã que morreu, também esta menina de 12 anos não estará vacinada.

Francisco George adiantou também que “a situação de atividade epidemiológica da doença não tem alterações significativas”, mantendo-se os 21 casos de sarampo identificados em Portugal, 15 dos quais encontram-se sob investigação. Hoje será divulgado o novo boletim epidémico do sarampo.

 A Direção-Geral de Saúde avançou ontem que 18 países europeus foram incluídos numa lista de regiões com transmissão endémica de sarampo, de acordo com informações transmitidas pelo Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças. Um número que aumentou face à última informação que tinha sido divulgada, e que apontava para 14 países. A Roménia continua a liderar esta lista com quase 4.800 casos confirmados e que já resultaram em 21 mortes.

Apesar de não estar entre os países com maior incidência desta doença contagiosa, Portugal registou mais casos de sarampo desde o início do ano do que na última década. Segundo vários relatórios sobre doenças de declaração obrigatória, entre 2006 e 2014 tinham-se registado 19 casos de sarampo no país, praticamente todos importados. Desde janeiro deste ano já foram notificados 23 casos de sarampo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas