Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Apresentada hoje uma vacina revolucionária contra a leishmaniose canina

É a primeira vacina totalmente desenvolvida na Europa e a ter por base a tecnologia de ADN recombinante.

Apresentada hoje uma vacina revolucionária contra a leishmaniose canina
Notícias ao Minuto

17:22 - 20/02/17 por Anabela de Sousa Dantas

País Redes Sociais

Os laboratórios Leti dão esta segunda-feira a conhecer a Letifend, a primeira vacina desenvolvida na Europa a ter por base a tecnologia de ADN recombinante, fazendo deste tratamento mais eficaz e mais seguro para o animal, conforme indicam através de comunicado enviado às redações.

A leishmaniose canina é uma zoonose global, derivada do parasita L. infantum, com incidência muito grande em Portugal, especialmente nas regiões de Lisboa, Alentejo e Algarve. Assim como Espanha, França e Itália, são “os países mais afetados da Europa com cerca de 2,5 milhões de cães infetados por L. infantum, na totalidade”.

A leishmaniose canina pode não apresentar sintomas durante anos, sendo uma doença difícil de diagnosticar sem ajuda médica.

A vacina Letifend é formulada a partir de fragmentos de proteínas do parasita L. infantum e serve para imunizar cães não infetados, assim como reduzir o risco de infeção ativa ou doença clínica após exposição do animal à doença.

Ao contrário das vacinas já existentes, a Letifend “é administrada numa única dose anual, de modo que pode ser incluída em protocolos de vacinação dos cães, logo a partir dos seis meses de idade” e “garante a inexistência de efeitos secundários no animal, frequentemente verificados até então”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório