Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Analice, a brasileira que conquistou Portugal de lés a lés, está doente

Analice Silva começou a 1 de janeiro a pior corrida da sua vida. Foi-lhe diagnosticado um tumor no pâncreas, aos 73 anos. Só isso a fez arrumar os ténis.

Analice, a brasileira que conquistou Portugal de lés a lés, está doente
Notícias ao Minuto

08:40 - 18/02/17 por Notícias Ao Minuto

País Corrida

Não há, na comunidade de running, quem não se tenha cruzado com Analice Silva, uma atleta de estatura baixa, mas uma verdadeira máquina em qualquer tipo de prova: maratonas, ultramaratonas e trails.

Uma verdadeira referência, uma guerreira nascida no nordeste brasileiro, em Esperança (e é de esperança que agora precisa), num lar onde a pobreza era rainha e senhora. Violência também não faltava. Faltava, sim, tudo o resto: amor e carinho. 

Foi abandonada pelos pais o que a obrigou a trabalhar desde criança como criada a troco de alguma comida. Foi, portanto, escravizada até se casar. Ao primeiro episódio de violência no casamento, meteu a mochila às costas e fugiu de casa. Já estava grávida, sem o saber. Pôs-se num autocarro e foi do Recife para o Rio de Janeiro. Sofreu um aborto e não voltaria a querer engravidar.

Foi o Rio a cidade onde viveu e trabalhou, sozinha. E havia de ser na 'cidade maravilhosa', já com 37 anos que começaria a correr. Foi extamente no dia 1 de janeiro de 1980 quando decidiu apagar o seu último cigarro. E assim foi.

Desde então que trata os quilómetros por tu, sejam eles 10 ou 250. Sim, leu bem. Analice cumpriu o sonho de correr a Maratona das Areias, no deserto do Sahara, em Marrocos, apadrinhada pelo ultramaratonista Carlos Sá.

Habituada a desenrascar-se sozinha e sempre à procura de novos desafios, Analice havia de encontrar, em 1986, o seu porto de abrigo em Portugal. Aqui trabalhou e aqui foi construindo a sua vida.

1 de janeiro, uma data curiosa

Foi curiosamente também a 1 de janeiro de 2017 que começou a corrida mais complicada da sua vida. Embora com fortes dores abdominais, Analice ainda correu na São Silvestre de Almada, nos últimos dias de 2016. O diagnóstico foi o pior, Analice tem um tumor no pâncreas, com ramificações no fígado. Uma notícia, dada por um dos amigos e gestores da página de fãs do Facebook, Orlando Duarte.

A notícia caiu como um balde de água mais do que gelada. Desde que o seu estado de saúde foi revelado, tem-se assistido a uma onda de solidariedade e de homenagens dos seus dois mil fãs.

Muitas são as fotografias partilhadas na página, de momentos em provas, com Analice a surgir tal como é: sorridente. "Para já, tal como nas ultras, há que ter coragem, ânimo, calma e, pé ante pé, de troço em troço (de tratamento em tratamento) ir atingindo o abastecimento seguinte - sinal de melhoras e que está a vencer a doença – até à vitória final!", lê-se no post onde foi dada a notícia.

Ainda que bastante fragilizada, Analice já agradeceu aos fãs o carinho e as palavras de ânimo nesta altura deveras difícil, através de um vídeo publicado na sua página. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório