Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

No Dia dos Namorados, rosas são três vezes mais caras. Que flor oferecer?

É um gesto que substitui palavras de amor. Os portugueses oferecem flores em de São Valentim?

Notícias ao Minuto

08:53 - 12/02/17 por Carolina Rico

País São Valentim

Vai oferecer flores à sua cara metade no Dia dos Namorados? Saiba que as rosas são as mais oferecidas, mas também as mais caras.

Ao longo da semana anterior ao dia de São Valentim a procura de rosas em Portugal supera a oferta, obrigando à importação de países como o Brasil, Holanda e Equador, o que faz disparar os preços, explica ao Notícias ao Minuto Vítor Araújo, vice-presidente da Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais.

Enquanto ao longo do ano o preço médio destas flores não supera os seis euros o molho (um ramo com 20 pés), segundo dados do INE, em fevereiro situa-se entre os 10 e os 20 euros.

O também produtor revela que a sua empresa, Florineve, vende em no país mais de 100 mil pés de rosa no período que antecede o Dia dos Namorados. Número que tem registado um aumento nos últimos dois anos.

Símbolo do amor romântico, as rosas vermelhas são as mais procuradas (mais de 50%). Mas além da maior procura, a sazonalidade não favorece a venda de rosas, flores que ‘não gostam’ do frio. Os meses de verão são melhor altura para as comprar.

Vítor Araújo aproveita para lembrar os portugueses que oferecer rosas a uma pessoa amada “é um gesto que pode ser transmitido com flores igualmente belas”.

Frésias, tulipas, rainúnculos, coroas imperiais, boca-do-lobo (antirrhinum) margaridas e girassóis são as flores que nesta altura do ano são mais baratas e de produção nacional.

A maioria das pessoas só costuma comprar flores em datas festivas, o que contribui para a errada “perceção de que as flores são caras”, nota Vítor Araújo.

“Era bom que os portugueses mantivessem o hábito de comprar flores” ao longo do ano e assim tornar “a vida de muita gente mais alegre e colorida”, faz notar. Seja qual for o dia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório