Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Debates regressam ao CdP com o psiquiatra Júlio Machado Vaz

Os debates vão regressar na próxima segunda-feira (dia 13) ao Clube dos Pensadores (CdP). Desta vez, política dará lugar a outros temas: ‘O Envelhecimento e o Sexo’.

Debates regressam ao CdP com o psiquiatra Júlio Machado Vaz
Notícias ao Minuto

07:00 - 12/02/17 por Ana Lemos

País Sociedade

O Clube dos Pensadores (CdP) está de regresso e “vai sempre que puder, debater temas, para além da política”. A exemplo deste objetivo o primeiro convidado de 2017 é o professor universitário, médico-psiquiatra e sexólogo, Júlio Machado Vaz.

O tema em cima da mesa do debate, agendado para o próximo dia 13 no Hotel Holiday Inn em Gaia, pelas às 21h30, será ‘O Envelhecimento e o Sexo’, tendo em conta que “a população portuguesa está a ficar cada vez mais envelhecida”.

“A fase do envelhecimento é caracterizada por mudanças fisiológicas, emocionais, sociais e de aparência física. As alterações fisiológicas são marcadas pela diminuição da produção de hormonas sexuais”, lê-se em comunicado enviado pelo fundador do CdP, Joaquim Jorge.

Além disso, refere o documento, “é importante o esclarecimento de dúvidas, para quem é casado ou solteiro preparando-os para lidar com alterações da vida sexual, evitando situações de mal estar ou que precipitam o fracasso de uma relação”.

“O processo do envelhecimento, nos períodos da andropausa e menopausa, implicam alterações, mas isso não quer dizer que não se possa continuar a ter uma vida sexual ativa. Por outro lado, em idades mais avançadas, o comprometimento das condições físicas e a presença de doenças diversas podem comprometer a atividade sexual”.

Estas e outras questões relacionadas com “a vivência da sexualidade com o avançar da idade” serão debatidas com a colaboração de Júlio Machado Vaz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório