Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Quando devo ligar para a Saúde Animal 24? Fundadora explica-lhe

É um serviço composto por uma equipa de sete pessoas que está disponível 24 horas por dia para responder a todas as suas questões. Não dão consultas médicas, mas ‘prometem’ ser o seu maior apoio sempre que precisar de algum conselho sobre o seu animal, seja de estimação ou não.

Quando devo ligar para a Saúde Animal 24? Fundadora explica-lhe
Notícias ao Minuto

09:24 - 11/12/16 por Inês Esparteiro Araújo

País Serviços

Já lhe aconteceu sair do veterinário e cinco minutos depois ter uma dúvida? Ou ir de férias, ter uma urgência com o seu cão e não saber o que fazer nem onde se dirigir? Foi exatamente a pensar nisso que Carolina Rebelo e Salvador Falcão criaram a linha de apoio Saúde Animal 24. Ambos veterinários de profissão, sabem, como explicou Carolina ao Notícias ao Minuto que “que muitas vezes as perguntas [dos clientes] ficam perdidas”.

Mesmo quando tentam dar resposta a uma chamada, por vezes “a situação já se resolveu ou [os donos] já tiveram de procurar ajuda de outra forma”. Contudo, o objetivo deste novo apoio não é substituir o seu veterinário. “Nós não damos consultas por telefone. Não só não é o nosso objetivo, como também não nos é permitido por lei”, elucidou a veterinária. Aquilo que oferecem é, sim, aconselhamento. Ao ligar, o serviço devolve-lhe a chamada e será atendido por “um enfermeiro veterinário (…) que faz uma triagem com base num software desenvolvido por nós”.

Conforme “o resultado dessa triagem”, é dado ou “um tratamento conservador” - o que significa isto que nunca aconselham medicação – ou aconselham de imediato a ida a um veterinário. Quando necessário, “dão uma lista de veterinários consoante o código postal onde a pessoa se encontra. Ela pode não estar em casa, por exemplo”, relembrou, e receberá uma mensagem com as diversas opções.

De seguida, a linha envia “um relatório por e-mail” para o hospital ou clínica “que o dono escolhe, com uma descrição da situação”. Assim, o veterinário que receberá o animal estará a “par e preparado”. E, caso se encontre nas ilhas, não se preocupe pois este serviço também está apto para os Açores e Madeira.

Contudo, relembramos que este serviço tem um custo de 0,60 cêntimos, mas Carolina reiterou “que neste momento não daria para ser de outra maneira”. Apesar de alguns estabelecimentos já oferecerem o mesmo tipo de ajuda que a Saúde Animal 24 veio agora disponibilizar, Carolina garantiu que este novo apoio tem uma mais-valia relativamente às restantes.

Através da linha telefónica, [as pessoas]  podem obter outros conselhos. Muitas vezes não iriam ao veterinário por estas situações, ou, quando fossem, a situação já estaria bastante agravada

Assegurando que atualmente “todos os médicos veterinários fazem um trabalho fantástico”, sublinhou que existem sempre lacunas, como é normal. Aqui, ao ligar, terá “informação não só da parte clínica mas também sobre outros assuntos (…) como intoxicações. E ilustrou com a altura do Natal que se avizinha. “As pessoas não sabem que é bastante tóxico para os animais”, por exemplo, comer chocolate.

Além de fornecer “informação fidedigna”, a Linha Saúde Animal 24 pretende também “aproximar a população em geral dos veterinários”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório