Mais de um quarto dos europeus acredita que violações podem ser justificadas nalgumas situações. É pelo menos este o resultado de um estudo a que o britânico The Independent faz esta quarta-feira.
De acordo com o estudo, mais de um quarto dos europeus considera aceitável, em algumas circunstâncias, ser sujeito a violação.
Situações como estar sob efeito de drogas ou álcool, usar roupas "reveladoras" ou até ir para casa sozinho com o tacante são casos em que as violações são tidas como justificadas para esta fatia de europeus.
Mais de 20% (27%) dos 30 mil cidadãos inquiridos diz que, em pelo menos uma destas circunstâncias, as violações são justificadas; 12% responderam que era aceitável no caso de a vítima ter ingerido álcool ou consumido drogas; e 10% afirmou que sexo sem consentimento podia ser justificado se a vítima não disser um 'não' convito e se não 'lutar' fisicamente para não ter relacionamento.
E Portugal, onde se encontra neste panorama? Entre os 22 % e os 29% dos portugueses considera o sexo sem consentimento justificado dependendo das circunstâncias.
A percentagem varia de país para país, sendo a Roménia a nação onde a maioria dos inquiridos afirmou considerar aceitável uma violação sexual, em pelo menos um dos casos acima enumerados.
Estima-se que cerca de uma em cada cinco mulheres sejam violadas em algum momento da sua vida. Enquanto cerca de um em cada 71 homens passarão pelo mesmo.