Ajudaria alguém por quem passasse na rua? A resposta pode estar na ponta da língua, mas nem sempre as intenções correspondem ao que fazemos concretamente, no dia a dia.
Foi o que aconteceu a este grupo de pessoas, apanhado numa experiência social promovida pela Lipton para integrar a sua nova campanha publicitária.
Em resposta às questões do Notícias ao Minuto, o vídeo faz parte de uma experiência real, não é uma encenação.
Foi gravado em Lisboa, entre a Avenida da Liberdade e a Praça do Comércio, em maio deste ano, e pretende demonstrar que por vezes não estamos tão “despertos” para aquilo que acontece à nossa volta como pensamos.
Um grupo de pessoas foi convidado a visitar uma exposição interativa de fotografia, montada no espaço-museu Lisboa Story Center.
Perante fotografias de uma idosa carregada com sacos de compras, um carrinho bebé deixado sozinho no passeio, um carteiro que deixou cair todas as cartas, um turista aparentemente perdido e um homem com papel higiénico preso no sapato, os participantes sã questionados: “Ajudaria?”.
Todos responderam que sim, mas a caminho do museu foram filmados a fazer exatamente o contrário. Nenhum ajudou e houve até quem nem sequer se apercebesse de que podia ajudar.
O melhor é ver o vídeo.