Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Pedro Dias entregou-se para "preservar a sua segurança"

A advogada que representa o alegado homicida Pedro Dias, Mónica Quintela, disse hoje à Lusa que o seu cliente decidiu entregar-se esta noite às autoridades perante jornalistas para "preservar a sua segurança e integridade".

Pedro Dias entregou-se para "preservar a sua segurança"
Notícias ao Minuto

23:47 - 08/11/16 por Lusa

País Advogado

Mónica Quintela adiantou à Lusa que o suspeito dos crimes em Aguiar da Beira se entregou esta noite às autoridades, sem qualquer incidente, estando já a caminho da Guarda.

A advogada reiterou que optou por esta estratégia de entrega pública uma equipa da RTP e um jornalista do Diário de Coimbra para "preservar a segurança e integridade" do suspeito dos crimes, entre os quais se incluem duas mortes, sublinhando que as autoridades "foram impecáveis".

Segundo a sua advogada, Pedro Dias entregou-se às autoridades por volta das 21:45, em Arouca, sem que se registasse qualquer incidente e antes das 23:00 já estava a caminho da Guarda, onde deverá ser presente a um juiz de instrução criminal nas próximas 48 horas, sendo que também o Ministério Público "poderá tentar" ouvi-lo.

A causídica, que já representava os avós paternos da filha do suspeito (representantes legais da menor), explicou que, assim que teve a informação de que Pedro Dias a queria contactar para se entregar, realizou "todas as diligências nesse sentido", escusando-se aprestar mais declarações sobre o caso.

A casa onde se entregou é pertença da família de Pedro Dias e fica sensivelmente a 200 metros da habitação principal dos seus pais, onde também está a sua filha, como constatou a Lusa no local.

Fonte da GNR de Arouca disse à Lusa que não foi contactada para a entrega do fugitivo, terá sido alegadamente através da Polícia Judiciária, não tendo havido nenhum telefonema para aquele posto nem alerta para o piquete local.

O alegado homicida de Aguiar da Beira, Pedro Dias, entregou-se hoje à noite às autoridades, sendo visível a sua detenção, algemado, a entrar num carro da polícia, filmado em direto pela RTP.

Pedro Dias, conhecido como 'Piloto', estava desaparecido desde 11 de outubro, data em que dois militares da GNR foram atingidos a tiro, em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda. Um morreu e outro ficou ferido.

Na mesma madrugada, um homem morreu e a mulher ficou gravemente ferida, também alvejados a tiro, na viatura em que seguiam, em São Pedro do Sul, no distrito de Viseu, tendo começado então a caça ao homem.

Denúncias e alegados vestígios do suspeito foram surgindo nos últimos dias, desde a zona de Arouca, a Vila Real, onde se centravam as atenções há mais de uma semana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório