Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

José Lello: Uma "perda extravasa em muito as fronteiras do PS"

O líder da distrital do PS/Porto, Manuel Pizarro, afirmou hoje que a morte de José Lello "extravasa em muito as fronteiras do PS", destacando o seu "exemplo de combatividade jovial que será sempre uma referência" para o partido.

José Lello: Uma "perda extravasa em muito as fronteiras do PS"
Notícias ao Minuto

13:41 - 14/10/16 por Lusa

País Distrito

"A distrital lamenta profundamente a morte de José Lello que, além de ser um dirigente nacional com grande destaque no PS, era um cidadão profundamente envolvido em todas as causas do Porto", afirmou, em declarações à Lusa, Manuel Pizarro.

"A sua perda extravasa em muito as fronteiras do PS", frisou.

Segundo Pizarro, "nos últimos 40 anos", o antigo ministro, secretário de Estado e dirigente socialista José Lello, que morreu hoje, aos 72 anos, "esteve sempre nos combates que o Porto travou nas suas causas".

O líder da distrital apresentou ainda "os profundos pêsames à família enlutada", "um exemplo de combatividade jovial que será sempre uma referência para o PS".

Nascido no Porto, José Lello foi pela primeira vez eleito deputado em 1983, pelo círculo eleitoral do Porto, mandato que renovou sucessivamente até às eleições legislativas de outubro de 2015.

No seu percurso político, no primeiro executivo liderado por António Guterres, entre 1995 e 1999, desempenhou as funções de secretário de Estado das Comunidades.

Em 2001, já no segundo executivo liderado por António Guterres, substitui Armando Vara nas funções de ministro da Juventude e do Desporto.

José Lello esteve depois na primeira linha política da ascensão de José Sócrates ao cargo de secretário-geral do PS em 2004.

Durante a liderança socialista de José Sócrates, entre 2004 e 2011, José Lello foi sempre membro do Secretariado Nacional com o pelouro das finanças e das relações internacionais.

No parlamento, exerceu mandatos mais ligados às áreas da Defesa Nacional e dos Negócios Estrangeiros, tendo sido inclusivamente eleito presidente da Assembleia Parlamentar da NATO.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório