Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Marcelo realça "papel insubstituível" das Forças Armadas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, realçou hoje na Base Aérea de Monte Real, Leiria, "o papel insubstituível" das Forças Armadas na identidade nacional.

Marcelo realça "papel insubstituível" das Forças Armadas
Notícias ao Minuto

16:42 - 02/09/16 por Lusa

País Presidentes

No regresso de militares da Força Aérea que participaram numa missão para no Báltico, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou o seu "orgulho", por aquilo "que significou mais uma demonstração da excelência" da Força Aérea portuguesa e das Forças Armadas.

"O comandante supremo das Forças Armadas orgulha-se destas Forças Armadas, orgulha-se desta Força Aérea, orgulha-se desta missão", disse Marcelo Rebelo de Sousa, que visitou hoje várias instalações da base de Monte Real, situada no distrito de Leiria.

Na visita, Marcelo testemunhou "o labor, a competência e o planeamento" da Força Aérea.

Dirigindo-se aos militares que acabavam de regressar da missão no Báltico, o Presidente da República salientou que, "cá dentro e lá fora", vários responsáveis de outros países teceram "os maiores elogios à forma excecional" como a Força Aérea atuou na missão da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Báltico, onde participaram cerca de 90 militares portugueses e quatro F-16MLU, durante quatro meses.

Portugal participou enquanto nação líder da missão, respondendo à falta de capacidade da Estónia, Lituânia e Letónia para a manutenção da segurança e defesa do seu espaço aéreo.

A missão realizou-se num contexto de "defesa da Europa, mas sobretudo de garantia de policiamento para a preservação da paz", numa zona "muito sensível", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, durante o discurso após a chegada dos caças F-16 da Força Nacional Destacada no Báltico.

A visita do Presidente da República, que não prestou quaisquer declarações à comunicação social, começou por volta das 11:00 e terminou às 16:00, tendo tido oportunidade de se sentar num F-16, observar os trabalhos de manutenção das aeronaves, regeneração de motores e simulação de trabalhos de manutenção.

"Senhor presidente, mais uma vez, a sua presença já bem marcante no tempo de magistratura como Presidente da República assegura-nos a motivação e o salário moral que todos os dias nos dá com a sua presença, de forma ativa, e mostrando aos portugueses que as Forças Armadas estão prontas para cumprir qualquer missão que lhes seja solicitada", realçou o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Pina Monteiro.

"É muito bom voltar a casa", disse aos jornalistas o major Monteiro da Silva, oficial de operações no Báltico, referindo que os militares regressaram com a "sensação de dever cumprido".

Esta foi a terceira missão da Força Aérea portuguesa no Báltico, depois de ter participado em 2007 e em 2014, sempre como nação líder.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório