Cerca de 130 alunos de colégio fechado já pediram lugar na rede pública

A Câmara de Caminha revelou hoje que cerca de 130 alunos que estavam matriculados na cooperativa Ancorensis para o ano letivo 2016/2017 e que entretanto encerrou, requereram a transferência para a rede pública do concelho.

Manuais Escolares, Escola, Material Escolar

© iStock

Lusa
02/09/2016 16:22 ‧ 02/09/2016 por Lusa

País

Caminha

Em comunicado, aquela autarquia especificou que aquele número foi registado até ao final da tarde de quinta-feira, sendo que as transferências foram requeridas junto do agrupamento de escolas Sidónio Pais.

A Ancorensis - Cooperativa de Ensino, a funcionar em Caminha desde 01 de setembro de 1988, decidiu, na segunda-feira, em assembleia-geral, "a cessação imediata da função de ensino e o despedimento coletivo de todos os 67 trabalhadores, por não ter direito a abrir novas turmas com contrato de associação.

"Até ao final da próxima segunda-feira, o agrupamento continuará a receber pedidos de transferência nos secretariados da Escola Secundária Sidónio Pais, em Caminha, e da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, em Vila Praia de Âncora", adiantou o município.

A autarquia adiantou que "terminado aquele prazo, o agrupamento, em conjunto com a Direção-Geral de Estabelecimento do Norte e o Câmara de Caminha, avançará para o trabalho mais detalhado de constituição de turmas, consolidação de horários, alteração dos planos de transporte escolar e identificação e colmatação de necessidades de recursos humanos".

Segundo a nota, "as duas escolas do agrupamento têm capacidade total para receber os alunos que o desejarem, sobretudo depois das obras que estão a terminar em Vila Praia de Âncora e continuam a trabalhar para dar a melhor resposta às famílias afetadas pela não abertura de ano letivo por parte da Ancorensis".

"Apesar da complexidade da situação e dos prazos apertados, o Agrupamento mantém o objetivo de iniciar o próximo ano letivo no dia 15 de setembro em todos as suas escolas", frisou o município.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas