"Ainda há pouco minutos, recebi um telefonema do senhor presidente do Banco Santander Totta, que deliberou atribuir ao Governo da Madeira, para a reconstrução e o apoio social, meio milhão de euros", disse Miguel Albuquerque, na sequência de uma visita às instalações da delegação regional da Cruz Vermelha, cerca das 13:00.
O governante explicou que parte da verba vai ser aplicada imediatamente numa conta do Instituto de Habitação da Madeira e sublinhou que o realojamento das vítimas vai iniciar-se já esta tarde.
"Já estamos numa fase de reconstrução", salientou Miguel Albuquerque.
O realojamento vai começar pelos idosos e famílias numerosas e será, nesta fase, de carácter provisório, em fogos disponibilizados pelo Ministério da Justiça para situações de emergência.
O presidente do Governo Regional destacou, por outro lado, o "trabalho magnífico" dos 60 jovens voluntários da Cruz Vermelha e de 50 escuteiros, que estão a trabalhar diariamente no apoio às vítimas dos incêndios que afetam a Madeira desde segunda-feira.
"Muitas vezes é fácil ser solidário na internet e mandar mensagens, mas estes são jovens que têm um espírito de missão, de serviço aos outros, e que estão desde a primeira hora no terreno", vincou.
Conta solidária para ajudar população afetada
O Santander Totta criou uma conta solidária para receber donativos que serão aplicados pelo Município do Funchal no auxílio à população afetada. Quem quiser dar o seu contributo pode fazê-lo na conta número 0003 42777599020, com o IBAN PT50 0018 0003 4277 7599 0201 0.