Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Fogo em Arouca quase resolvido, autarca preocupado agora com Janarde

O incêndio florestal que lavra há quase três dias na Serra da Freita, em Arouca, no distrito de Aveiro, está quase resolvido, informou o comandante Operacional de Agrupamento Distrital Centro Sul, Joaquim Chambel.

Fogo em Arouca quase resolvido, autarca preocupado agora com Janarde
Notícias ao Minuto

12:21 - 09/08/16 por Lusa

País Incêndios

"Neste momento três dos quatro setores estão em resolução e o quarto está circunscrito prestes a ser dominado. Portanto, temos a situação quase resolvida", disse à Lusa Joaquim Chambel.

Segundo o mesmo responsável, 218 operacionais, de 49 corporações de bombeiros, apoiados por 76 veículos continuam a combater este fogo, que começou às 19:00 de sábado, na freguesia de Rossas, Arouca.

Com o incêndio da Serra da Freita praticamente dominado, o presidente da Câmara de Arouca, José Artur Neves, está agora preocupado com o fogo que começou a lavrar na freguesia de Janarde há mais de 20 horas.

Este fogo, que tem uma frente ativa, também faz parte das "ocorrências importantes", assim designadas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) porque decorrem há mais de três horas e mobilizam mais de 15 meios de socorro.

"Não há casas em risco, mas a área que ardeu esta noite nas encostas de Janarde é impressionante", disse o autarca, adiantando que as perspetivas de poder conter o fogo na estrada de ligação ao centro da freguesia são "muito difíceis".

"Se o fogo passar a estrada para o lado do Paiva, então caminha para o lado de Alvarenga e tornar-se-á se calhar incontrolável", acrescentou.

José Artur Neves mostrou-se ainda preocupado com a falta de meios para combater este incêndio, adiantando que no terreno "só estão os bombeiros de Arouca, com meios reduzidos para a dimensão do incêndio, e os meios aéreos".

Já esta manhã, o segundo comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, Pinheiro Duarte, disse à Lusa que este fogo mantém-se com apenas uma frente ativa, mas essa é "bastante extensa".

"Nesta zona não há casas em perigo, mas vamos ver se os meios aéreos nos ajudam a controlar a situação, porque a área florestal que está a arder é muito grande", nota o segundo comandante do CDOS.

De acordo com a informação da página da Internet da ANPC,atualizada às 12:00, o incêndio que deflagrou às 14:35 de segunda-feira, nas freguesias de Covelo de Paivó e Janarde, está a ser combatido por 57 homens, apoiados por 17 viaturas e dois meios aéreos.

Esta manhã, por volta das 07:00, foi registado em terceiro incêndio em Arouca, na freguesia de Alvarenga, mas às 09:30 já esse era dado como dominado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório