Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Bombeiros de Viana do Castelo "muito preocupados" com evoluir dos fogos

O comandante dos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo, António Cruz, manifestou-se hoje "muito preocupado" com o evoluir dos incêndios que afetam o concelho, até porque existem "pequenas frentes a arder livremente por falta de acessos".

Bombeiros de Viana do Castelo "muito preocupados" com evoluir dos fogos
Notícias ao Minuto

10:43 - 09/08/16 por Lusa

País Incêndios

"Se as condições climatéricas e do vento forem iguais às de segunda-feira, vai ser muito complicado. Temos pequenas frentes a arder livremente por falta de acessos e que a todo o momento podem, ou não, transformar-se em frentes com alguma dimensão", afirmou o responsável.

António Cruz adiantou que a situação, pelas 09:15 estava "controlada, com as equipas no terreno a consolidar rescaldos e a apagar focos que vão surgindo".

O comandante disse que a madrugada de hoje foi "muito complicada", com "as chamas a galgarem metros em segundos", uma situação "nunca vista".

Apesar da intensidade do fogo, António Cruz afirmou que "não se registaram feridos entre os operacionais ou entre a população".

O responsável referiu "a destruição de uma viatura que se encontrava no interior de um anexo que ardeu em Nogueira".

Hoje, as situações "mais complicadas" estão em Nogueira, Vilar de Murteda, Meixedo, São Lourenço da Montaria e Outeiro.

Devido a este fogo, o trânsito foi hoje cortado durante cerca de 30 minutos no sentido Viana do Castelo-Ponte de Lima da A27, junto à freguesia de Nogueira, disse fonte do Destacamento de Trânsito GNR.

No concelho de Arcos de Valdevez, o presidente da Câmara, João Manuel Esteves, afirmou que o fogo tem "uma dimensão muito grande", apesar de "não estar tão perigoso como na segunda-feira".

"O cenário é desolador. Está tudo preto", afirmou.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) destacava pelas 10:20, três incêndios "importantes" no distrito de Viana do Castelo, nos concelhos de Viana do Castelo, Arcos de Valdevez e Vila Nova de Cerveira.

De acordo com a ANPC, estes três fogos mobilizavam, no total, 238 operacionais e 84 meios terrestres.

As "ocorrências importantes" indicadas pela ANPC dizem respeito a incêndios rurais "de duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório