Cardeal O'Malley distinguido com Grã-cruz da Ordem Infante D. Henrique

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, distinguiu hoje o cardeal Sean Patrick O'Malley com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, por serviços à comunidade portuguesa.

Notícia

© Reuters

Lusa
28/06/2016 19:13 ‧ 28/06/2016 por Lusa

País

Belém

Marcelo Rebelo de Sousa destacou o papel do cardeal norte-americano "na formação e acompanhamento de comunidades portuguesas e de luso-descendentes durante décadas", em Washington, Fall River e em todo o estado de Massachusetts, na costa leste dos Estados Unidos.

No final da conferência sobre "A missão do papa Francisco e os desafios à Igreja no presente", o Presidente sublinhou o apoio à Universidade Católica Portuguesa (UCP), sob a direção do cardeal luso-americano Humberto Sousa Medeiros (1915-1983), explicando que a atribuição da condecoração nas instalações da UCP "contra o que é costume" tem como "intenção associar o mérito do agraciado a uma universidade que tem desempenhado um papel essencial no quadro da sociedade e da cultura portuguesas".

O contributo do cardeal O'Malley, que em 1985 tinha já recebido a comenda desta mesma ordem, "merece a elevação do grau de comendador ao grau máximo da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique por "serviços que Portugal reconhece e que o Presidente da República Portuguesa em nome de todos os portugueses agradece", declarou.

Em 1985, o cardeal tinha já sido agraciado com a comenda da Ordem Infante D. Henrique em reconhecimento pelo notável trabalho junto da comunidade luso-americana.

O cardeal Sean Patrick O'Malley, nomeado pelo papa para presidir à comissão pontifícia para a proteção de menores, esteve hoje em Lisboa para falar sobre a missão de Francisco e os desafios da Igreja.

O cardeal O'Malley participou no simpósio teológico-pastoral promovido pelo santuário de Fátima, entre sexta-feira e domingo, de acordo com a agência Ecclesia.

Além de presidir à comissão que trata os casos de abuso sexual na Igreja Católica, o também arcebispo de Boston integra o conselho consultivo de nove cardeais nomeado pelo papa para o aconselhar na reforma da Cúria Romana e das instituições da Igreja.

Elevado a cardeal em 2006 pelo papa Bento XVI, Sean O'Malley pertence à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, ordenado padre em 1970.

Em 1973, Sean O'Malley ficou responsável pastoral pela comunidade latina na grande área de Washington D.C., capital federal dos Estados Unidos. Nesta comunidade desenvolveu relevante atividade eclesial e social, promovendo a assistência médica e apoio legal aos imigrantes.

Cinco anos depois, o cardeal de Washington nomeou-o vigário episcopal para a comunidade portuguesa e diretor do serviço arquidiocesano da Pastoral social. Foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II.

Sean Patrick O'Malley nasceu em Lakewood, no estado de Ohio, em 1944, no seio de uma família católica de ascendência irlandesa.

Formou-se em Teologia, fez um mestrado em educação e doutorou-se em literatura espanhola e portuguesa, falando fluentemente português.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas