Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Brexit? "Ainda é muito cedo para medirmos todos os efeitos", diz Durão

Durão Barroso faz uma análise ao panorama europeu atual, com especial foco nos resultados do Brexit.

Brexit? "Ainda é muito cedo para medirmos todos os efeitos", diz Durão
Notícias ao Minuto

17:15 - 28/06/16 por João Oliveira

País Durão Barroso

Numa conferência dedicada à democracia e aos seus “inimigos”, no Estoril, Durão Barroso fez uma análise ao atual panorama europeu, com especial foco sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. Este, disse, é mais um dos "muitos desafios" que a Europa terá de ultrapassar. Contudo, o ex-presidente da Comissão Europeia lembrou os muitos obstáculos já ultrapassados.

Desde a ainda crise dos refugiados à crise financeira, passando pela anexação da Crimeia, Durão Barroso lembrou que “a verdade é que a União Europa foi respondendo a todas estas crises, criando até alguns instrumentos que eram impensáveis antes da crise”. “Temos hoje um regulador integrado na UE, um supervisor comum e um sistema de supervisão comum”, exemplificou.

Sobre o Brexit, o antigo governante disse ser “claríssimo” haver uma explicação sociológica para os resultados do referendo, baseando-se nas sondagens realizadas após a votação. “Houve uma diferença muito grande no Reino Unido entre o setor mais moderno, urbano, jovem e educado – este, a favor da UE – e o setor mais retrógrado, mais velhos, menos urbanos e menos educado, contra a UE”, explicou.

O pensamento de Durão Barroso vai, por isso, “para os jovens do Reino Unido”. “De acordo com as sondagens pós-voto, aqueles que têm entre 18 e 24 anos, 73% queriam ficar na UE. Daqueles que têm mais de 65 anos, apenas 40%. Não pode haver uma clivagem mais evidente do que esta, entre uma velha geração que quer sair da UE e a juventude que quer ficar na UE”, sublinhou. Esta análise, disse, podia ainda ser feita consoante um nível educacional ou até regional.

Agora, contudo, resta “aceitar a democracia”. No entanto, Durão Barroso declarou, “com grande honestidade”, esperar “muitas surpresas” ao longo de todo o processo de saída da União Europeia.

“Ainda é muito cedo para medirmos todos os efeitos previsíveis e podemos ter surpresas durante esta separação. É um processo de complexidade extrema. Vai demorar tempo e já está a criar muita incerteza e tem custos muito graves para o Reino Unido, para a Europa, para o Ocidente e para o mundo em geral”, terminou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório