Conheça as novas ferramentas para pagar a advogados

Divulgadas pelo Ministério da Justiça, novas ferramentas informáticas vão entrar em vigor para tornar mais transparente e célere o pagamento a advogados.

Interrogatório aos arguidos no 'processo TUB' será retomado no sábado

© Global Images

Inês Esparteiro Araújo
15/06/2016 20:08 ‧ 15/06/2016 por Inês Esparteiro Araújo

País

Justiça

Anunciado num comunicado enviado aos jornais, o Ministério da Justiça divulgou que já entraram em funcionamento “novas ferramentas informáticas (…) que vão tornar mais célere, transparente e eficiente a tramitação dos pagamentos aos advogados”.

Desenvolvidas em conjunto pelo Ministério da Justiça e a Ordem dos Advogados, vai ser possível, entre as várias medidas, “enviar todos os dados sobre as unidades orgânicas onde correm os processos referentes aos pedidos de pagamento submetidos do Sistema de Informação da Ordem dos Advogados (SIOA) para o Sistema de Pagamento do Apoio Judiciário (SPAJ)” e “os advogados anularem ou rejeitarem pedidos de pagamento já submetidos e enviados para o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, através do SinOA”.

O ministério anunciou também que no âmbito do programa ‘Justiça + Próxima’, “os mandatários passam a receber, nos próximos dias, alertas automáticos por sms sempre que uma diligência é adiada nos cinco dias anteriores à data inicialmente agendada”. Assim, “o tempo que os oficiais de justiça pedem nos contactos com os mandatários”, diminui.

Caso queira consultar mais informações sobre o programa ‘Justiça + Próxima’, pode fazê-lo através deste site.  

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas