Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

"Grande país só há um, é Portugal. Os melhores somos nós"

Marcelo Rebelo de Sousa terminou um discurso de comemoração do 10 de junho com palavras a exaltar o orgulho nacional.

"Grande país só há um, é Portugal. Os melhores somos nós"
Notícias ao Minuto

11:43 - 11/06/16 por João Oliveira

País Comemorações

Continua a 'aventura' de Marcelo e Costa pela França. À margem do Euro'2016, o Presidente e o Primeiro-Ministro escolheram a França para celebrar o 10 de junho, o dia de Portugal. E não foi por acaso.

"Ao virmos aqui pela primeira vez num 10 de junho, queremos dizer que é bom que os portugueses que vivem no território físico de Portugal se habituem a admirar e homenagear os que vivem fora desse território. Eles são tão ou mais importantes que eles", explicou Marcelo, que se intitulou como "o Presidente de todos os portugueses".

Marcelo disse ainda que este tipo de celebrações no estrangeiros não serão "uma vez sem repetição", mas sim "o começo de uma prática". "Não podemos passar a vida a lembrarmo-nos dos nosso familiares que vivem pelo mundo e depois, quando comemoramos Portugal, comemoramos só no território físico de Portugal. Isso acabou", afirmou.

Seguiram-se, depois, palavras para dizer "uma coisa que não parece mas que é óbvia", sendo ela a grandeza de Portugal." Sendo a França um grande país, verdadeiramente grande país só há um, é Portugal. Os melhores somos nós. A França é execional mas nós somos muito melhores. É bom que tenhamos noção disso: nós somos os melhores e todos os dias sabemos que isso é verdade. É no futebol, é na ciência, é nas artes, é na cultura, é nas empresas, é no trabalho", enumerou o Presidente.

Lamentando que o país tenha, às vezes, "um ego um bocadinho pequenino", um "amor próprio" insuficiente e a falta da "auto-estima necessária", Marcelo lembrou que nós, portugueses, "temos razão para sermos otimistas, porque Portugal é um grande país em todo o mundo".

O discurso terminou com o chefe de Estado a adaptar as palavras do conquistador Napoleão: "Eu tenho orgulho de ser português!".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório