O coordenador do projecto Moinhos Abertos, Jorge Miranda, disse à agência Lusa que este ano a iniciativa conta com a participação de 222 moinhos de 45 municípios de todo o país.
Esta iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Nacional dos Moinhos, celebrado a 7 de Abril, e promove a realização de actividades que dão a conhecer estes "museus vivos".
Jorge Miranda explicou também que as actividades que se irão realizar são muito variadas, desde visitas guiadas, observação dos moinhos em funcionamento, palestras, conversas com moleiros, até à organização de jogos interactivos para crianças.
A mesma fonte salientou ainda que esta iniciativa não pretende "só mostrar os moinhos mas também identificá-los e trabalhá-los do ponto de vista da criação de oportunidades de negócios".
Um dos municípios que comemora o dia é o Seixal, cuja câmara anunciou a participação na iniciativa com a realização de uma visita temática, no sábado, das 14:30 às 18:30, intitulada "Sistemas Tradicionais de moagem do concelho do Seixal".
O programa da visita inclui idas ao moinho de vento da Azinheira, aos moinhos de maré Velho e Novo dos Paulistas, ao lagar de vinho da Quinta de Santa Teresinha, ao lagar de azeite da Cooperativa Agrícola de Almada e Seixal e ao moinho de galgas da Fábrica da Pólvora de Vale de Milhaços.
A câmara municipal salienta em comunicado o papel importante que os sistemas tradicionais de moagem desempenharam no abastecimento das populações e no desenvolvimento económico dos territórios, tendo influído na gestão dos recursos hídricos e na evolução das paisagens, daí a importância destas comemorações.
O Dia dos Moinhos Abertos é uma iniciativa de âmbito nacional, com o apoio da Sociedade Internacional de Molinologia, que teve início em 2007 e que pretende chamar a atenção para o valor patrimonial destes sistemas tradicionais de moagem.