Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Cruz Vermelha lança apelo para apoiar vítimas do sismo no Equador

A Cruz Vermelha Portuguesa emitiu hoje um apelo para recolher fundos destinados a ajudar à reconstrução do Equador, após o sismo, a 16 de abril, que provocou 525 mortos e milhares de feridos, desaparecidos e desalojados.

Cruz Vermelha lança apelo para apoiar vítimas do sismo no Equador
Notícias ao Minuto

23:14 - 22/04/16 por Lusa

País Ajuda humanitária

Em comunicado, a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) sublinhou que se estima que "1,2 milhões de pessoas tenham sido afetadas pelo terramoto e que os custos dos danos rondem pelo menos os três mil milhões de dólares", razão pela qual se juntou "às operações humanitárias que estão a ser levadas a cabo pelo Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho".

A coordenadora do serviço de Restabelecimento dos Laços Familiares da CVP, Diana Araújo, encontra-se já no Equador a prestar apoio às vítimas do sismo, através do Comité Internacional da Cruz Vermelha.

O apelo para recolha de fundos hoje lançado pela CVP surge na sequência de um outro, da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV), para angariar 19 milhões de dólares destinados a ajudar a Cruz Vermelha Equatoriana "a prestar assistência a cerca de 100 mil pessoas com necessidades urgentes", lê-se no texto.

"Este apelo vai permitir à Cruz Vermelha continuar a dar resposta às necessidades vitais das pessoas afetadas durante os próximos 12 meses, visando prestar cuidados básicos de saúde, apoio psicossocial, bem como fornecer abrigos temporários, água potável, sistemas de saneamento e alimentação adequada", precisou a CVP.

A organização indica ainda que "os donativos poderão ser efetuados via multibanco/netbanking (pagamento de serviços, entidade 20999, referência 999 999 999) ou por transferência bancária com o IBAN PT50 001000003631911000174".

"Também é possível fazer um donativo 'online' no site www.cruzvermelha.pt/donativos/donativo-pontual.html e na página de Facebook da CVP www.facebook.com/cruzvermelhaportuguesa.sede", refere ainda a CVP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório