A mais antiga freguesia de Lisboa, completa no sábado 750 anos

A freguesia do Lumiar, considerada a mais antiga de Lisboa, completa no sábado 750 anos e inicia um ano de atividades culturais com a inauguração do edifício-sede da Junta e de uma galeria de exposições temporárias.

Notícia

© Reuters

Lusa
01/04/2016 17:45 ‧ 01/04/2016 por Lusa

País

Lumiar

A Liminare -- Galeria de Exposições Temporárias abre com uma exposição de fotografias do início do século XX, com o objetivo de provar que a freguesia mais antiga e atualmente a mais populosa de Lisboa, com 45 mil habitantes, é também das mais ativas culturalmente, disse à Lusa o presidente da Junta, Pedro Delgado Alves.

"Durante o ano, até 02 de abril de 2017, teremos uma programação de atividades de dinamização cultural", com grande participação de associações, escolas e residentes locais "para dar a conhecer um território com uma grande diversidade", realçou.

O autarca considerou o Lumiar como uma das freguesias "mais heterogéneas da cidade de Lisboa", que tem "todas as camadas populacionais, todas as faixas etárias, todos os grupos sociais", desde "zonas problemáticas a bairros municipais de arrendamento social, a zonas que são intensamente povoadas por residentes de categorias de rendimentos mais altos".

Tem também uma história rica, das quintas aos palacetes, além de ser o território de "nascimento do cinema português".

"Estamos a tentar recuperar estas memórias e estas várias fases da história da freguesia", afirmou, salientando que se procura "contrariar o estigma de que a norte da Segunda Circular não se passa nada de verdadeiramente interessante e que tenha a ver com a cidade de Lisboa".

No sábado, serão também homenageadas algumas instituições e personalidades locais, como o antigo presidente da Assembleia da República Jaime Gama, residente na freguesia, a jornalista Maria João Avillez, o antigo futebolista Hilário da Conceição e a atleta do Sporting Luzia Dias, além das duas esquadras da polícia e o Serviço Jesuíta para os Refugiados, que durante anos teve sede na freguesia.

A 02 de abril de 1266 foi fundada a paróquia, com a bênção da Igreja de São João Batista do "Paço dos Liminares", com a presença de D. Afonso III e do bispo de Lisboa de então, Mateus.

Ao território da então paróquia dos Liminares correspondem hoje as paróquias da Ameixoeira, Charneca, Telheiras e Nossa Senhora do Carmo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas