O novo presidente do IGFEJ assume funções na sexta-feira, sucedendo à magistrada Albertina Pedroso, que estava no cargo desde janeiro de 2015.
Joaquim Carlos Rodrigues é licenciado em Direito e desempenhava até agora a função de adjunto da ministra da Justiça.
Antes, o indigitado exerceu funções como inspetor da Inspeção-Geral de Finanças, na área de avaliação de programas (2015) e na área de auditoria às autarquias locais (2011).
Foi ainda secretário-geral adjunto do Ministério da Economia, entre 2012 e 2014, com responsabilidades na área dos assuntos jurídicos, contencioso, comunicação e relações públicas e na área dos recursos financeiros e orçamento.
A sua nomeação, em regime de substituição, ocorre em paralelo com o pedido de abertura do procedimento concursal na Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).
Segundo o MJ, esta nomeação "completa e consolida a equipa dirigente de um organismo de importância fulcral para a Justiça".
O IGFEJ é o instituto público, integrado na administração indireta do Estado, responsável por assegurar a gestão orçamental, financeira e das instalações afetas à Justiça.