Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Pedalar em Passeio Solidário para ajudar famílias carenciadas

O Passeio Solidário Seixal-Terena, organizado pelo cantor Nelson Rosado, vai voltar a levar, nos pés de cerca de 400 ciclistas improvisados, a ajuda a famílias carenciadas, espalhadas pelos 200 quilómetros de um percurso digno da Volta a Portugal.

Pedalar em Passeio Solidário para ajudar famílias carenciadas
Notícias ao Minuto

09:40 - 31/03/16 por Lusa

País Seixal-Terena

Depois do "enorme sucesso" registado no ano passado, a sétima edição do evento solidário vai repetir a fórmula bem-sucedida, usando o ciclismo como um mero pretexto para ajudar quatro instituições, que vão receber a visita e os cabazes de bens da caravana do passeio, que dia 02 de abril vai ligar o Seixal à localidade alentejana de Terena, no Alandroal.

Questionado pela agência Lusa sobre o que espera deste Passeio Solidário Seixal-Terena, o seu organizador dispara "se for igual ao do ano passado, já ficaria deslumbrado" e prossegue apresentando os números que atestam o êxito da iniciativa: foram recolhidas quatro toneladas de bens, que ajudaram mais de 400 pessoas.

Ainda assim, Nélson Rosado tem a sensação que a etapa de sábado terá um resultado ainda mais impressionante.

Nascido de uma 'brincadeira' de amigos em 2009 -- o cantor dos Anjos lançou um desafio a quatro companheiros para pedalar entre o Seixal, que é a sua terra natal, e Terena, o seu 'refúgio', numa bicicleta de estrada -, o Passeio Seixal-Terena tornou-se um marco de referência para cicloturistas e não só.

"No ano passado, participaram 400 ciclistas, o que é surpreendente para um evento solidário de cerca de 200 quilómetros de distância. É quase uma etapa da Volta a Portugal", brinca, relembrando que para completar o percurso são necessárias cerca de 06:30 horas.

Mas nesta tirada não há 'sprints' intermédios, nem contagens de montanha, só paragens cheias de significado, para doar cabazes de produtos básicos a quem mais precisa. A primeira acontece ainda antes da partida, marcada para as 08:00 Baía do Seixal (a concentração realiza-se uma hora antes), quando a caravana der o cabaz à instituição Janela Aberta.

A segunda paragem acontecerá para entregar um cabaz na Santa Casa da Misericórdia de Montemor, a terceira na Pão e Paz de Évora e a última no Centro Paroquial de Terena.

A entrada é livre e gratuita e não precisa de inscrição, mas Nelson Rosado não esconde que gostava que cada um dos participantes trouxesse produtos ou bens alimentares para que cada um dos quatro cabazes que vão ser distribuídos possa ficar ainda mais recheado.

Entre os nomes do desporto nacional que vão estar presentes estão o quádruplo vencedor da Volta a Portugal Marco Chagas, dois dos mais populares ciclistas do pelotão português, Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista) e Filipe Cardoso (Efapel), o antigo ciclista Cândido Barbosa, o ex-futebolista João Tomás e o motociclista Miguel Praia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório