Desde o dia 16 de março que a PSP, através da Divisão de Segurança Aeroportuária, tem vindo a desenvolver ações de fiscalização com vista a apanhar contrabandistas em ação, conhecidos na gíria popular por ‘candongueiros’.
“Por norma abordam, passageiros dos voos com destino aos países de língua oficial portuguesa, antes de chegarem aos balções de check-in, convencendo-os a transportar bagagem alheia e/ou a despacharem o excesso de bagagem por seu intermédio a preços mais reduzidos, disponibilizando-se também a proceder ao check-in de objetos junto do tapete nº. 101 (tax-free), a fim de serem ressarcidos do valor do IVA, dedicam-se ainda à plastificação de bagagem, a um preço inferior, ao praticado nos balcões existentes no aeroporto para esse efeito”, lê-se na nota enviada à redação.
A PSP faz saber ainda que na sequência destas ações de fiscalização foram identificados nove infratores e apreendidos diversos objetos, entre os quais cosméticos, peças de roupa, artigos de bijuteria, cadeados e x-atos.