Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Percorrer a pé as Rotas do Contrabando entre Portugal e Espanha

Cerca de 600 participantes, de Portugal e Espanha, são esperados na 17.ª edição da Rota do Contrabando, entre Montalvão, no concelho de Nisa, no Alto Alentejo, e a localidade espanhola de Cedillo, foi hoje anunciado.

Percorrer a pé as Rotas do Contrabando entre Portugal e Espanha
Notícias ao Minuto

16:48 - 03/03/16 por Lusa

País Caminhada

Com 16 quilómetros de extensão, outrora percorridos por contrabandistas de um e de outro lado da raia, o percurso pedestre transfronteiriço, promovido pela Associação Inijovem, de Nisa, no distrito de Portalegre, vai decorrer no dia 19 deste mês.

"Nós tentamos sempre equilibrar as inscrições para ter metade de participantes portugueses e outra metade de espanhóis", disse hoje o presidente da Inijovem, Marco Moura, em declarações à agência Lusa.

A Rota do Contrabando/Ruta del Contrabando, entre Montalvão e Cedillo, realiza-se há 17 anos, sendo considerada pelos promotores uma "referência" a nível nacional para os "amantes" dos percursos pedestres.

"Esta iniciativa aproxima as populações dos dois lados da fronteira", salientou Marco Moura, indicando que o percurso é de "dificuldade média".

Para a Inijovem, "não se trata apenas de mais uma caminhada", mas sim de uma "rota de memórias, de emoções e de experiências", uma vez que se vivem as dificuldades que os contrabandistas tinham que ultrapassar para desenvolver a sua atividade.

O evento, segundo os organizadores, tem também na sua génese "três virtudes" que o distinguem dos outros percursos: Nunca é repetido um percurso, o local de partida e de chegada nunca é o mesmo e o percurso fica sempre marcado por uma travessia de barco no Rio Sever.

A Inijovem conta na organização deste evento com a parceria de diversas entidades, como a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, município de Nisa, Ayuntamiento de Cedillo e Junta de Freguesia de Montalvão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório