Crise pode estagnar melhoria dos indicadores do abandono escolar

O ex-ministro da Educação Marçal Grilo afirmou, esta quarta-feira, que a crise pode potenciar o abandono escolar, estagnando a melhoria destes indicadores, e alertou para o papel dos pais, escolas, políticos e empresários, no combate ao fenómeno.

--

©

Lusa
13/03/2013 22:25 ‧ 13/03/2013 por Lusa

País

Ex-ministro

"Se nós não formos todos muito cuidadosos - pais, responsáveis políticos, dirigentes escolares, empresários - esta tendência de melhoria [dos indicadores do abandono escolar] pode ter, pelo menos, uma estagnação", apontou.

Marçal Grilo falava à agência Lusa, no final da 3.ª Conferência Empresários Pela Inclusão Social (EPIS) - Escolas de Futuro: Dar Esperança a Todos os Jovens, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Um estudo hoje apresentado na conferência revelou que, entre 1991 e 2011, o abandono escolar em Portugal diminuiu, no ensino básico, para valores quase residuais e, no secundário, para níveis considerados ainda elevados.

A investigação, a cargo do Cesnova - Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa, e incluída no "Atlas da Educação", identificou, nas regiões do Interior, um maior risco de saída precoce da escola.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas