De acordo com o Jornal de Notícias, a perseguição ocorreu entre Esmoriz, Ovar e Rio Meão e prolongou-se por vários quilómetros.
A GNR foi alertada para a presença de uma viatura, de matrícula suíça, que circulava de forma perigosa na localidade de Gondesende, em Esmoriz. Os militares ouviram o barulho dos pneus quando o carro fazia piões. Antes, o condutor quase tinha atropelado uma idosa.
Os militares da Guarda aproximaram-se da viatura e fizeram sinal para que parasse a marcha, mas o pedido foi ignorado e começou então a perseguição. Alguns quilómetros depois, na localidade de Paços de Brandão, o carro fugitivo chegou a uma rua sem saída e os dois ocupantes tentaram abalroar a viatura da GNR que acabou por embater num muro na tentativa de evitar o choque.
Os dois suspeitos continuaram a marcha de fuga, desta feita em direção a Rio Meão. Segundo apurou o Jornal de Notícias, também nesta localidade entraram numa rua sem saída, numa zona de pinhal. O carro foi posteriormente encontrado pela GNR, abandonado – os dois homens embrenharam-se na zona de pinhal e desapareceram.
Feita a revista ao carro, os militares encontraram o livrete da viatura, mas este não coincidia com a matrícula. Contactado o proprietário, este disse ter emprestado o carro a dois amigos e admitiu ter colocado matrículas suíças falsas no carro para poder circular provisoriamente em Portugal.
O dono da viatura entrou em contacto com os amigos e estes acabaram por se entregar às autoridades.