Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Arcebispo de Évora oferece recursos da arquidiocese para migrante

O arcebispo de Évora, José Alves, manifestou hoje disponibilidade para o acolhimento de refugiados em imóveis devolutos da arquidiocese, afirmando estar convencido que muitas pessoas das paróquias vão colaborar como voluntárias nas estruturas de receção.

Arcebispo de Évora oferece recursos da arquidiocese para migrante
Notícias ao Minuto

18:01 - 21/09/15 por Lusa

País José Alves

"Quando formos solicitados, estamos abertos a poder colaborar com edifícios que tenhamos eventualmente devolutos para albergar as pessoas que não tenham alojamento", afirmou o prelado.

José Alves falava aos jornalistas à margem de uma visita do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, às obras de reabilitação da Igreja de São Francisco e da Capela dos Ossos, em Évora.

O arcebispo mostrou-se "convencido" de que "muita gente das paróquias e das instituições" da Arquidiocese de Évora "vai colaborar como voluntária" naquilo que considerou uma "ação humanitária".

José Alves realçou que "muitas congregações religiosas e instituições ligadas à igreja" já integram uma plataforma, que foi constituída por entidades privadas para dar uma resposta aos refugiados que chegam ao país.

A situação dos refugiados "é tremendamente aflitiva" para o mundo e, em particular, para a Europa, disse o arcebispo, assinalando que "dezenas e centenas de milhares de pessoas ficam sem casa, sem trabalho, sem recursos e sem pátria".

"Todos nós nos temos de sentir comprometidos para ajudar a minorar os efeitos perniciosos desta tragédia humana", referiu.

Em Portugal, quase uma centena de autarquias já se disponibilizou para receber refugiados, mas os municípios afirmam esperar indicações do Governo e do Conselho Português para os Refugiados (CPR), enquanto grupos de cidadãos e instituições civis se têm desdobrado em iniciativas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório