Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Praia da Vieirinha, em Sines, ainda sem vigilância

A época balnear no concelho de Sines, na costa alentejana, abriu no último sábado, mas a praia da Vieirinha mantém-se sem vigilância, devido a "indecisão" do concessionário, informou hoje o capitão do Porto de Sines.

Praia da Vieirinha, em Sines, ainda sem vigilância
Notícias ao Minuto

10:08 - 25/06/15 por Lusa

País Época Balnear

Segundo o comandante da Polícia Marítima e da Capitania de Sines, José António Velho Gouveia, o concessionário da praia da Vieirinha - Vale de Figueiros "ainda está avaliar se irá abrir" o restaurante, por "discordar" de algumas das obrigações impostas durante a época balnear.

Enquanto a situação não ficar resolvida, explicou o responsável, esta praia do distrito de Setúbal não será vigiada em permanência, contando apenas com o elemento do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) que percorre a costa entre Melides (Grândola) e Porto Covo (Sines) num veículo tipo ´pick-up`, no âmbito do projeto "Praia Segura".

A Capitania de Sines dispõe de outro destes elementos, que são militares da Marinha Portuguesa com curso de nadador-salvador, a vigiar as praias a sul de Sines, até ao Carvalhal (Odemira).

O dispositivo é reforçado por militares apeados que prestam apoio a vários níveis, nomeadamente alertando banhistas e pescadores para situações de perigo e auxiliando nas ações de busca e salvamento.

José António Velho Gouveia referiu ainda que, este ano, há "mais sinalética e de maiores dimensões em algumas praias", sinalizando perigos como a queda de pedras junto a arribas e a existência de agueiros.

Com exceção da Vieirinha, a época balnear está a decorrer com normalidade nas praias sob a jurisdição da Capitania de Sines, embora o responsável tenha assinalado "algumas dificuldades" devido à já anunciada escassez de nadadores-salvadores e a obras de requalificação (Polis Litoral Sudoeste) que estão a ser realizadas em zonas muito movimentadas.

As obras na Costa de Santo André, no concelho de Santiago de Cacém, onde "os banhos" começam oficialmente no sábado, poderão inclusivamente ser um motivo para o respetivo concessionário recusar abrir o apoio de praia, adiantou o capitão do Porto de Sines.

Já no município de Grândola, segundo o comandante da Polícia Marítima e da Capitania de Setúbal, Luís Jimenez, "o dispositivo de segurança está completo", no entanto, a concessão da praia Atlântica mantém-se encerrada.

A praia está a ser vigiada, existe já a mota de água e a moto-quatro que estavam em falta, mas, até que o ISN consiga certificar estes meios complementares, explicou o responsável, o concessionário não poderá abrir as portas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório