Meteorologia

  • 24 JULHO 2019
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 18º

Edição

Haverá tempo para dar a matéria do novo programa?

As alterações nos calendários escolares não permitem encaixar os novos programas de Português e Matemática para o 10.º ano, alertam professores.

Haverá tempo para dar a matéria do novo programa?

Os professores de Português e Matemática dizem que o novo programa para o 10.º ano, considerado mais difícil e comprido do que os anteriores, tem previsto mais horas letivas do que o novo calendário vai permitir.

Segundo o Jornal de Notícias, a preocupação é agravada com a decisão de atrasar o arranque das aulas, iniciativa que, de acordo com o ministro, visa assegurar “um maior equilíbrio” entre os três períodos”, uma vez que até agora o primeiro era mais longo.

“O número de horas propostas pelo programa é maior do que o número de horas que os professores vão ter, em três ou quatro tempos. Olhando para os tempos letivos, não sobram aulas para a correção dos testes, nem para o projeto de leitura. Este programa não é exequível”, disse ao mesmo jornal, Edviges Ferreira, presidente da Associação de Professores de Português.

Também Jaime Carvalho e Silva, da Associação Portuguesa de Matemática, lamenta que se avance para uma grande alteração no calendário do programa sem uma justificação da decisão do ministério tutelado por Nuno Crato.

“É uma medida avulsa, que não contribui em nada para o sucesso educativo”, que “vai completamente contra o que tem sido tendência por essa Europa fora, onde os miúdos vão para a escola cada vez mais cedo”, disse.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório