Detido fundador do Tugaleaks

A rádio TSF está a avançar que, na sequência de uma operação levada a cabo pela PJ em articulação com a PGR, foi detido Rui Cruz, fundador do Tugaleaks.

Heartbleed ainda infeta 300 mil servidores

© Reuters

Notícias Ao Minuto
26/02/2015 12:44 ‧ 26/02/2015 por Notícias Ao Minuto

País

Crime

Após revelado o balanço de uma operação da Polícia Judiciária, em articulação com o Gabinete do Cibercrime da Procuradoria-Geral da República, que visava o “combate à criminalidade informática e tecnológica”, a rádio TSF está a avançar que entre os sete detidos está o fundador do Tugaleaks.

Acrescenta a mesma publicação que a detenção resultou de buscas à casa e escritório do jornalista no Pinhal Novo, realizadas pela PJ. Refira-se que o Tugaleaks é um site que se apresenta como órgão de comunicação social inspirado no ‘Wikileaks’ de Julian Assange.

Já hoje, após emitido o comunicado da PJ, que dava conta das sete detenções por sabotagem, dano informático e acesso ilegítimo e indevido a diversos sistemas informáticos do Estado e empresas relevantes do setor privado, a Procuradoria Geral da República publicou uma nota na qual mencionava que tinham sido feitas “mais de duas dezenas de buscas domiciliárias e uma busca a um órgão de comunicação social”.

“Entre os factos em investigação encontram-se os ataques informáticos a servidores que alojam sites do Ministério Público, da Polícia Judiciária, do Conselho Superior da Magistratura, da EDP e da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista”, enumera a PGR.

Saliente-se que já este mês o Ministério Público arquivou um processo contra Rui Cruz por alegada violação de correspondência ou telecomunicações, num caso que, lembra a rádio TSF, remonta a 2012.

[Notícia atualizada às 12h48]

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas