Quando a relação com a namorada terminou, Fernando, de 43 anos, ficou sem um sítio para dormir ou tomar banho e sem dinheiro sequer para comer. Desesperado, pediu ajuda na rede social, assinando a publicação intitulada ‘Pedido urgente de ajuda: Lisboa’ com o nome ‘Sem Futuro’.
Após ter vendido tudo o que tinha, o telemóvel foi o único bem que lhe restou e foi através dele que escreveu a mensagem no Reddit, usando uma rede pública de internet.
As três perguntas que colocou – onde dormir e comer gratuitamente e onde encontrar computadores para poder usar sem pagar por isso, de forma a conseguir criar um currículo – captaram imediatamente a atenção dos utilizadores e os comentários chegaram em força.
“Estou completamente avassalado. Depois de nove dias na rua, nunca pensei que aquele apelo trouxesse tanta gente solidária. Já tenho comida, roupa nova, pagaram-me uma noite num hostel em Picoas e já tenho um quarto particular até sexta-feira”, contou ao Público o ex-consultor de comunicação, que desconhecia os primeiros passos para conseguir apoios sociais imediatos.
Foi então que os simples utilizadores do Reddit, escondidos por detrás de um nickmane, se tornaram pessoas reais. Nuno Soares, por exemplo, transferiu para a conta que Fernando criou para o efeito, após conseguir que um banco não lhe cobrasse comissões, a título excecional.
Pedro Santos, informático, passou a tarde de domingo a comprar roupas básicas que ofereceu ao sem-abrigo, tendo-lhe disponibilizado ainda um computador antigo.
Também Jorge Bastos ficou marcado com a história e ajudou como pôde: pagou a Fernando uma noite num hostel, em Picoas, e disponibilizou um quarto para dormir na casa dos tios, livre até sexta-feira.
“A vida prega rasteiras e um caso destes pode acontecer a todos”, afirmou, em declarações ao Público.