O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu em 2012 mais 489 pedidos de ajuda relacionados com tentativas de suicídio, do que no ano anterior, que perfizeram um total de 1.672.
Na origem do incremento observado, está a crise económica, adianta o Diário de Notícias, acrescentando que a tendência é paralela à que se verifica lá fora, sendo a Grécia o seu expoente máximo: registou um aumento de 40% de tentativas de suicídio nos últimos dois anos.
Voltando a território nacional, saliente-se que na década de 90 o número de suicídios não ultrapassava os 500 por ano, quando em 2011 se fixou em mais de 1.200, tratando-se já da principal causa de morte auto-infligida, à frente, inclusive, dos acidentes de viação.
As mulheres são quem mais tenta o suicídio, recorrendo a procedimentos menos letais. Em sentido contrário, os homens tentam menos mas fazem uso de métodos mais eficazes.