Crise faz disparar tentativas de suicídio em Portugal

No ano de 2012, registaram-se 1.672 tentativas de suicídio em Portugal, o que traduz um aumento de 489 casos relativamente ao ano interior. Pelo menos, estes são os dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que dizem respeito ao número oficial de pedidos de ajuda que recebeu no ano passado. A crise económica é um dos factores apontados como passível de potenciar o fenómeno, indica o Diário de Notícias.

Três funcionários do INEM deixaram morrer idoso por negligência

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
07/01/2013 14:25 ‧ 07/01/2013 por Notícias Ao Minuto

País

INEM

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu em 2012 mais 489 pedidos de ajuda relacionados com tentativas de suicídio, do que no ano anterior, que perfizeram um total de 1.672.

Na origem do incremento observado, está a crise económica, adianta o Diário de Notícias, acrescentando que a tendência é paralela à que se verifica lá fora, sendo a Grécia o seu expoente máximo: registou um aumento de 40% de tentativas de suicídio nos últimos dois anos.

Voltando a território nacional, saliente-se que na década de 90 o número de suicídios não ultrapassava os 500 por ano, quando em 2011 se fixou em mais de 1.200, tratando-se já da principal causa de morte auto-infligida, à frente, inclusive, dos acidentes de viação.

As mulheres são quem mais tenta o suicídio, recorrendo a procedimentos menos letais. Em sentido contrário, os homens tentam menos mas fazem uso de métodos mais eficazes.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas