Movember é uma campanha que nasceu em 2004 na Austrália e o seu nome deriva da junção das palavras ‘moustache’ (bigode) e ‘november’ (novembro), ou seja, é o mês para deixar crescer o bigode, podemos inferir.
No entanto, não por uma questão de estética. A ideia é alertar as pessoas para os cancros que mais atingem os homens, angariando, ao mesmo tempo, dinheiro para programas de saúde masculina. Se outubro é o mês dedicado à prevenção do cancro da mama, novembro tornou-se no mês dedicado à prevenção dos cancros mais comuns entre os homens, como o cancro da próstata.
De acordo com dados da Eurostat, o cancro no pulmão matou mais de 266 mil pessoas na União Europeia em 2011 (20,8% dos óbitos por cancro), seguindo-se o colorretal (152 mil ou 11,9%), cancro da mama (93 mil ou 7,2%), o do pâncreas (78 mil ou 6,1%) e o da próstata (73 mil ou 10,2% dos cancros que matam homens).
O site internacional do movimento, que pode visitar aqui, permite fazer doações e, de acordo com o mesmo, já resultou na angariação de mais de 550 milhões de dólares e no apoio a centenas de programas de saúde masculina, graças aos milhares de ‘Mo Bros’ e ‘Mo Sistas’ que ajudaram, em todo o mundo.
Sim, as raparigas também podem participar, mas não é preciso fazer nada socialmente reprovável com deixar crescer o buço. Basta ajudar através da divulgação da campanha.
Em Portugal, o movimento está representado no Facebook, que pode visitar aqui. Junte-se ao movimento e ajude o país a ser integrado na lista de países oficiais do Movember. Se é homem basta deixar crescer o bigode (falta apenas uma semana para o fim do mês), se é mulher, ponha os gostos de parte, e convença o seu companheiro o integrar a causa.