Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

"25 de Abril abriu as portas ao Desporto"

Capitão de Abril trocou as armas pelas cartas. Praticou vários desportos coletivos, mas hoje é o bridge que mais o cativa.

"25 de Abril abriu as portas ao Desporto"
Notícias ao Minuto

22:12 - 12/11/14 por O Jogo

País Vasco Lourenço

Atual presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço defende que a Revolução dos Cravos transformou positivamente o desporto português.

"O 25 de Abril massificou o desporto. Abriu-lhe as portas, criou mais condições para que pudesse ser praticado por mais gente e em melhores condições. Houve uma abertura de portas à participação de mais gente, de toda a gente. Antes, o desporto era praticado essencialmente no âmbito da Mocidade Portuguesa, era muito mais restrito", disse a O JOGO,em declarações proferidas à margem da Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal, evento anual que nesta edição é subordinado ao tema "O Desporto depois de Abril".

Para o Capitão de Abril, a abertura teve repercussões positivas a vários níveis. "Os resultados têm-se visto. Os resultados de Portugal a nível internacional são claramente superiores após o 25 de Abril do que eram antes da revolução. O desporto é hoje, mais do que nunca, a atividade em que Portugal está melhor colocado nos rankings mundiais. Temos lugares no desporto que não temos nas outras atividades."

Antigo praticante de diversos desportos coletivos, Lourenço trocou entretanto as armas pelas cartas. "Pratiquei atletismo, andebol, basquetebol, râguebi, mas depois dei cabo de um joelho num jogo de futebol e deixei de praticar. Hoje sou mais de bancada,mas também vou praticando o bridge, que é um desporto intelectual bastante forte. Tal como o xadrez, requer muito mais capacidade do que sorte."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório