GNR testa drones na prevenção de incêndios

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deu início a um projeto inédito no Alto Minho que inclui a utilização de meios aéreos não tripulados (drones) na prevenção de incêndios, avança o corpo policial num comunicado enviado às redações.

NotíciaVídeo

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
24/10/2014 18:32 ‧ 24/10/2014 por Notícias Ao Minuto

País

queda

A GNR tem no terreno um “projeto inédito” orientado para a vigilância e prevenção de fogos florestais em zonas prioritárias do Alto Minho com emprego de meios aéreos não tripulados (RPAS).

De acordo com o comunicado enviado às redações, a força policial destaca que a “utilização de meios aéreos não tripulados [drones] surge no âmbito de um protocolo de cooperação assinado com o grupo tecnológico português TEKEVER”.

Tanto a formação, como o treino e os primeiros testes ocorreram esta semana no Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez, distrito de Viana Castelo, durante o Exercício PENEDA14.

Para o primeiro ano de utilização, estão previstas cerca de 8 mil horas de voo na região do Alto Minho, com o objetivo de reforçar as “capacidades de comando e controlo” durante a fase de combate a incêndios, rescaldo e pós-rescaldo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas