Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

GNR testa drones na prevenção de incêndios

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deu início a um projeto inédito no Alto Minho que inclui a utilização de meios aéreos não tripulados (drones) na prevenção de incêndios, avança o corpo policial num comunicado enviado às redações.

Notícias ao Minuto

18:32 - 24/10/14 por Notícias Ao Minuto

País queda

A GNR tem no terreno um “projeto inédito” orientado para a vigilância e prevenção de fogos florestais em zonas prioritárias do Alto Minho com emprego de meios aéreos não tripulados (RPAS).

De acordo com o comunicado enviado às redações, a força policial destaca que a “utilização de meios aéreos não tripulados [drones] surge no âmbito de um protocolo de cooperação assinado com o grupo tecnológico português TEKEVER”.

Tanto a formação, como o treino e os primeiros testes ocorreram esta semana no Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez, distrito de Viana Castelo, durante o Exercício PENEDA14.

Para o primeiro ano de utilização, estão previstas cerca de 8 mil horas de voo na região do Alto Minho, com o objetivo de reforçar as “capacidades de comando e controlo” durante a fase de combate a incêndios, rescaldo e pós-rescaldo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório