Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Espera pela carta de condução pode ser mesmo muito longa

É uma situação que já se repete há meses, de acordo com o Jornal de Notícias. Quem está à espera da carta de condução, ou da sua renovação, pode ter de aguardar até um ano. Os motoristas, por exemplo, são obrigados a pagar para tirar carta internacional.

Espera pela carta de condução pode ser mesmo muito longa
Notícias ao Minuto

08:30 - 15/10/14 por Notícias Ao Minuto

País IMT

A situação já tinha sido sinalizada há quatro meses pelo Jornal de Notícias, mas continua tudo igual, diz a mesma publicação. Quem quiser tirar ou renovar a carta de condução pode ter que esperar entre alguns meses até um ano.

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicação (FECTRANS), o Automóvel Clube de Portugal (ACP) e a Associação de Escolas de Condução (APEC) indicaram que se encontra “tudo na mesma”.

De acordo com Vítor Pereira, da FECTRANS, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), responsável por emitir as cartas de condução, “tem muita falta de funcionários e por isso não consegue dar resposta a tantos pedidos”.

Esta é, de resto, uma situação que se verifica também na Casa da Moeda, onde se imprimem, posteriormente, as cartas. “Não há pessoas em número suficiente, além de que com a redução do pagamento do trabalho suplementar, as pessoas nem sempre estão disponíveis para trabalhar de graça”, explica o mesmo responsável.

No caso dos motoristas, o caso é ainda mais grave, pois as guias provisórias não são válidas no estrangeiro, sendo obrigados a tirar a carta internacional pela qual pagam 30 euros e que é válida apenas por seis meses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório